CACIM

Print

Educadores físicos são considerados trabalhadores de saúde, segundo informe técnico do Ministério da Saúde. Governo do RN recomenda vacinação em idosos acamados na próxima etapa. 



Profissionais foram vacinados contra a Covid-19 em Parnamirim, RN — Foto: Redes sociais


Profissionais da educação física começaram a ser vacinados nesta semana no município de Parnamirim, na Grande Natal. A aplicação das doses nos profissionais gerou repercussão negativa nas redes sociais.

Apesar disso, segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica de Parnamirim, Thulianne Lopes, a vacinação desse grupo de profissionais foi feita no município se baseando no Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, que entende a categoria como profissional da saúde.

"Os profissionais da educação física estão inclusos tanto no protocolo do Ministério da Saúde, quanto no protocolo estadual, como também dentro da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), do Ministério do Trabalho, inclusos como profissionais de saúde", explicou Thulianne.

"Então, mediante a esses protocolos, o município de Parnamirim incluiu esses profissionais de saúde (na vacinação), no caso os educadores físicos".

A categoria foi inserida após Parnamirim já ter concluído toda a vacinação os profissionais da linha de frente contra a Covid-19 e também de todos os profissionais da rede municipal de saúde.

"É bem importante ressaltar que o município de Parnamirim, na primeira remessa de vacina, vacinou 100% da nossa rede municipal de saúde", disse a coordenadora. "Na segunda remessa que nós recebemos, novamente seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e estadual, nós abrimos para todos os profissionais de saúde que estavam descritos dentro desses protocolos".

Na quinta e sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Parnamirim ampliou o acesso para profissionais da saúde também da rede privada. Entre esses profissionais, estão inclusos os profissionais de educação física e seus respectivos técnicos e auxiliares, além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogos, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Também entram na lista trabalhadores de apoio aos serviços de saúde como recepcionistas, seguranças, pessoal da higienização, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, bem como os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Recentemente, o Ministério da Saúde emitiu um informe técnico em que consta, no Plano Nacional de Imunização, os profissionais da educação física como trabalhadores da saúde, que estão nos grupos prioritários.

Sobre a possibilidade de profissionais de Natal terem se vacinado em Panamirim, a coordenadora epidemiológica de Parnamirim disse que a prioridade foi para os munícipes. E que há profissionais que moram na cidade e trabalham na capital potiguar. Apesar disso, vai apurar as denúncias.

"A gente teve esse cuidado de priorizar os nossos munícipes, tanto de profissionais que são de Parnamirim e trabalham em Parnamrim, quanto os que residem em Parnamirim e trabalham em Natal e outros municípios", explicou Thulianne Lopes.

"Porém, a gente sabe que acontece furos. Nós vamos fazer esse levantamento, mas o município teve todo esse cuidado de priorizar os munícipes".


Próxima etapa no estado

O Governo do RN emitiu uma nota técnica nesta sexta-feira (29) informando que se os municípios terminarem a vacinação de todos os profissionais de saúde da linha de frente contra Covid-19, da rede pública, e todos os que tem níveis de exposição ao contágio, de forma continuada (atuam no cuidado direto ao paciente exposto ao Covid-19 em unidades de referência ou unidades que atendam as síndromes gripais) ou intermitente (atuam no cuidado direto ao paciente exposto ao Covid-19 de forma não continuada em unidades de referência ou unidades que atendam as síndromes gripais), devem iniciar a imunização de:

Pessoas com 75 anos ou mais que estejam acamadas - de 1 a 3 de fevereiro

Pessoas com 95 anos ou mais - 4 a 8 de fevereiro

As categorias foram escolhidas devido ao número ainda insuficiente de doses da vacina pra vacinar todos os grupos prioritários.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte acionou a Secretaria de Saúde de Parnamirm, que disse que a partir de segunda não mais vacinará os educadores físicos e seguirá o planejamento estadual.


*G1

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo

GOVERNO