Govrno

640x128


A prefeita Rosalba Ciarlini recebeu na manhã de quarta-feira, 09, representantes de entidades do comércio, restaurantes, segmentos religiosos, produtores de eventos e a secretária de Saúde Saudade Azevedo em uma somatória de forças para o enfrentamento ao coronavírus. Nos últimos dias os números de casos têm voltado a subir em todo país e todos assumiram o compromisso de, cada um em seu segmento, tomar as devidas atitudes para evitar que a situação se agrave em Mossoró.

Durante a reunião, a secretária de Saúde falou sobre a situação dos leitos no município e destacou que Mossoró continua com as testagens diárias e que os hospitais daqui têm recebido pacientes de diversos municípios do RN e Estados Vizinhos.

De acordo com a prefeita Rosalba Ciarlini, em Mossoró, a transmissibilidade está abaixo de 1%, na faixa de segurança e já foram feitos mais de 50 mil testes. “Nós estamos com trabalhos de testagens na Escola Municipal Raimundo Fernandes e no antigo Hospital de Campanha, por trás da UPA do Belo Horizonte, atendendo a cerca de 400 pessoas por dia, nos dois locais. Testou positivo, já sai com a medicação”, afirmou.

A coordenadora do setor de fiscalização da Vigilância em Saúde, Paula Escóssia, destacou que todos os serviços de fiscalização continuam sendo feitos. “No começo da pandemia nós tivemos uma realidade em que as pessoas cumpriam as determinações e de três meses para cá, mudou. Sabemos do nosso papel e temos feito nosso trabalho, mas não deve ser necessário fiscalização para que cada um cumpra o seu papel”, disse.

Michelson Frota, presidente do Sindicato do Comércio Varejista opinou como excelente a iniciativa de mais uma vez unir os segmentos. “O momento é de somar esforços. Vamos novamente realizar reuniões coletivas e virtuais com as entidades, para orientar, no sentido de proteger clientes e colaboradores”, destacou.

Wellington Rodrigues, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) destacou que o órgão vai reforçar a campanha Comércio Seguro, que, de forma educativa, esclarece sobre os cuidados que se deve ter contra a Covid-19. “Vamos ampliar ainda mais os cuidados que já estamos tendo desde o início, para que a população e o comércio possam seguir”, afirmou.

O vigário geral da diocese de Mossoró, Padre Flávio Augusto, explicou que todos os cuidados têm sido tomados com relação à programação dos festejos de Santa Luzia. “Nós estamos seguindo rigorosamente todos os protocolos segundo o decreto municipal a respeito dos templos religiosos. Tanto no distanciamento, uso de álcool em gel, a obrigatoriedade da máscara, para garantir que as pessoas possam participar com segurança. O importante é a gente entender que a pandemia não passou”, frisou.

A prefeita Rosalba Ciarlini afirmou que Mossoró está em um período de avaliação. “Vamos continuar avaliando. A cada dia, um grupo da Vigilância em Saúde, com o Comitê de Enfrentamento à Covid, nos reunimos praticamente diariamente, analisando os números, avaliando as situações, para que a gente possa, semanalmente tomar as nossas medidas”, continuou.

Ela explicou ainda o motivo da convocação dos segmentos. “Eu convoquei todos os representantes de diversos segmentos para que todos nos ajudem, colaborem, participem, ampliem os cuidados, sigam os protocolos. Que cada um se cuide e cuide das outras pessoas. Não queremos neste momento tomar nenhuma medida radical, como fechamento do comércio”, concluiu.

Novos encontros periódicos deverão acontecer até o final deste mês, para que as medidas sejam tomadas para a prevenção e uma nova proliferação da doença.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo