Tecnologia de reconhecimento facial vai auxiliar a segurança do Carnaval 2020 em algumas cidades do Rio Grande do Norte. O sistema, fornecido pela Interjato Soluções, será utilizado como teste em alguns municípios da Região Metropolitana e do interior com grande fluxo de foliões. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP) do Governo do Estado.
O Sistema de Reconhecimento Facial, também conhecido como Biometria Facial, consiste na verificação ou identificação de indivíduos a partir de uma imagem digital. Por meio de um software dotado de Inteligência Artificial (IA), a pessoa tem o rosto detectado depois que a imagem é submetida a uma verificação no banco de dados da Polícia. Isso é possível tanto em tempo real, quanto por meio da gravação das imagens.
O sistema opera sozinho por meio de cruzamento de dados. Erich Rodrigues, diretor da Interjato explica o funcionamento da tecnologia de Inteligência Artificial aplicada nesse sistema. "São câmeras de alta capacidade que convertem as imagens em códigos e esses podem ser comparados com outros armazenados em bancos de dados". Havendo uma indicação alta de positividade, o humano entra em ação para confirmação dos dados por meio de documentos.
Com a Biometria Facial, pessoas podem ser identificadas para os mais diversos objetivos. A tecnologia faz parte do serviço de videomonitoramento, recurso cada vez mais utilizado como operação de segurança eletrônica e controle do ambiente em que é instalada. E pode ser utilizado tanto pelo serviço público, quanto por empresas privadas.
Um caso que ganhou repercussão nacional sobre este assunto, aconteceu durante o Carnaval de Salvador no ano passado. Um homem com mandado de prisão por homicídio foi identificado por um sistema de reconhecimento facial instalado em um dos acessos do Carnaval. Ele estava vestido de mulher e pretendia participar de um dos blocos da festa, mas acabou sendo preso.
A tecnologia começa a ser usada em várias cidades importantes do mundo, no Brasil, ela foi testada na época do Carnaval na Bahia e no rio de Janeiro. Este ano, São Paulo decidiu também investir no novo sistema, assim como o Rio Grande do Norte. Por questão de segurança, os locais que contam com o monitoramento não podem ser divulgados.
Portal Da Tropical
Postar um comentário