Na sessão solene em homenagem à Santa Luzia, na quinta-feira (5), no Teatro Lauro Monte Filho, a Câmara Municipal de Mossoró entregou honrarias (títulos e medalhas) a pessoas de vários segmentos sociais, em reconhecimento ao trabalho religioso e/ou profissional, para o engrandecimento do município nos últimos anos.
A cerimônia faz parte do calendário oficial do Legislativo, por resolução de autoria da vereadora Izabel Montenegro (MDB), e da Festa de Santa Luzia, que continua até o dia 13. “As homenagens reconhecem toda a riqueza da gente mossoroense. Alguns que nasceram aqui, outros não, mas que também são filhos da nossa terra”, frisou.
O vereador Flávio Tácito (PCdoB), em nome do Legislativo, enalteceu a Festa de Santa Luzia como patrimônio cultural, histórico, religioso e imaterial de Mossoró, ao traçar breve trajetória histórica dos festejos, registrando nomes e fatos que marcaram época. “Festa de luz, festa da vista, festa da vida, luz que reluz e conduz”, discursou.
A professora universitária Ana Lúcia Oliveira Aguiar, representando os homenageados, registrou a felicidade de todos os agraciados pelo reconhecimento dos vereadores e da Câmara. “Nossos agradecimentos são de coração e dizemos de coração: santa Luzia representa inclusão e nos guia em caminho iluminado, com sua luz”, disse.
A luminosidade representada pela padroeira também foi exaltada pela prefeita Rosalba Ciarlini, para quem a identificação de Mossoró com Santa Luzia transcende limites geográficos e gerações, e também destacou a importância da festa: “A luz de Santa Luzia ilumina a luz maior, que é a luz maior, do Natal. Vida Santa Luzia”.
Boas práticas
Vigário geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte de Melo destacou o engajamento popular na festa de Santa Luzia, que soma 1.018 voluntários, e destacou as homenagens. “Reconhecimento que há gentes boas fazendo coisas boas pelo mundo afora, a partir de Mossoró. Que essa semente continue a ser lançada”, disse.
Ao fechar a série de pronunciamentos, o deputado federal Eliézer Girão (PSL) agradeceu pelo recebimento do Título de Cidadania Mossoroense deixou mensagem de desafio: “Que a gente possa ver mais o próximo do que a tela do telefone celular e que possamos enxergar o país, estado e município, independente da política”.
Participaram da cerimônia vereadores e outras autoridades políticas, representantes institucionais, religiosos, judiciários, entidades de classe e outros segmentos sociais. A sessão solene em homenagem à Santa Luzia é realizada pela Câmara Municipal pelo quarto ano consecutivo e expressa identidade e fé do povo de Mossoró.
Postar um comentário