Apesar das inúmeras campanhas de doação de sangue, mais uma vez, o Hemocentro de Mossoró está com o estoque em estado crítico. Desta vez a maior necessidade é para o tipo sanguíneo O-.
O tipo O- é o mais utilizado pelos médicos. Por ser considerado doador universal, ou seja, pode ser utilizado para transfusões em pessoas com todos os outros tipos sanguíneos, ele é essencial em cirurgias, principalmente, em casos de emergência, quando o médico desconhece o tipo sanguíneo do paciente.
Esses casos são muito frequente em acidentes, em que o paciente chega ao hospital inconsciente e não tem nenhum familiar por perto, ele acaba recebendo o sangue O-.
O problema é que apenas 7% da população possui essa tipagem e se essas pessoas não fazem doação, esse sangue acaba ficando em falta no estoque.
A Assistente Social do Hemocentro, Wandcelia Oliveira, entrou em contato com o Portal Mossoró Hoje e fez um apelo para que os doadores que possuem esse tipo sanguíneo procurem a unidade com urgência.
“O hemocentro regional de Mossoró pede socorro aos doadores O-, estoque está crítico para esse tipo de sangue, estamos chegando ao ponto de cancelar cirurgias por falta desse tipo de sangue”, disse Wandcelia Oliveira.
Embora a urgência seja pelo tipo específico, o pedido pode ser estendido para todos os doadores, visto que para as cirurgias eletivas e de urgência, bem como para os tratamentos clínicos nos centros de oncologia, são necessárias uma média de 40 a 50 bolsas por dia.
Os interessados em realizar doações podem procurar a unidade, de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.
O Hemocentro está localizado na Rua Projetada, s/n, bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia.
CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar bem alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos (entre 16 e 17 devem estar acompanhados dos responsáveis);
- Pesar mais de 50 kg;
- Não tomar medicamentos que possam afetar a saúde;
- Não ter contraído hepatite após os 11 anos
- Não ter feito cirurgia recente;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos 12 meses que antecederem a doação;
- Apresentar documento original, com foto, no dia da doação.
Mossoró Hoje
Postar um comentário