Fácil

 



A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) realizou na manhã desta quinta-feira, 23, audiência pública para discutir a situação do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. A proposição do vereador Genivan Vale (PDT) reuniu historiadores, arquitetos e urbanistas, e representantes da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e do Ministério Público com o objetivo de expor estudos e proposições a fim de contribuir com a política de preservação do patrimônio histórico e cultural do município.

“Nos últimos anos, vários prédios históricos de Mossoró, como a casa dos abolicionistas, a casa de Dorian Jorge Freire, o espólio do industrial Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia, mais conhecido como “Catetinho”, foram demolidos e transformados em estacionamentos ou centros comerciais”, ressaltou o vereador.

Durante a audiência foi enfatizado a necessidade de ações voltadas para a preservação da história através de seus monumentos, e da atenção à Lei do Tombamento Municipal que está em vigor desde junho de 2011, porém o poder público pouco tem feito para preservar sua história material. “É preciso mais zelo com a preservação da memória do município. Preservar o patrimônio histórico de uma cidade é valorizar a cultura e perpetuar sua história para as próximas gerações”, frisou o parlamentar.


Ao final da audiência as propostas dos convidados foram registradas para serem utilizados na criação de um projeto que visará preservar os prédios históricos da cidade. Participaram da audiência pública os vereadores Tomaz Neto, Izabel Montenegro e, também, Liana Suassuna, arquiteta; Marcílio Falcão, professor da UERN; Getúlio Vale, presidente do CDL; Talita Bezerra, arquiteta; entre outros convidados.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA