Vereador Professor Francisco Carlos denunciou fechamento de Bic's
Foto: Walmir Alves
A Câmara O tema segurança foi destaque nos debates da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 20. Propositor do projeto das Bases Integradas Cidadãs (Bic’s), o vereador Professor Francisco Carlos (PP) denunciou o fechamento de unidades operacionais e criticou a Prefeitura Municipal por desvirtuar o modelo original do programa. Diferente da ideia proposta pelo parlamentar, que oferece ações sociais à comunidade, as Bic’s atuam apenas com repressão.
“A Prefeitura anunciou recentemente a abertura da Bic do Vingt Rosado, e ao mesmo tempo, a do Abolição IV, a do Barrocas e a do Memorial da Resistência estão sem funcionar. Sem contar que o modelo não está aplicado como prevê o projeto, com ações sociais, de lazer e de esporte. Oferecem apenas medidas repressivas”, denunciou.
Preocupação
Francisco Carlos também avalia com preocupação a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) de que prefeituras não devem custear diárias operacionais para policiais militares atuarem na circunscrição municipal, como acontece com as Bic’s. Segundo ele, a medida pode prejudicar a continuidade do projeto e aumentar a insegurança na cidade.
“O Tribunal está fazendo o trabalho dele e não entro no mérito. Mas vejo o fato com preocupação e espero que a prefeitura se antecipe e encontre uma alternativa para que o projeto das Bic’s não seja ainda mais prejudicado”, relatou.
Abandono
Ainda durante o uso da Tribuna da Casa, o parlamentar fez críticas à falta de investimento na manutenção de equipamentos turísticos por parte do Executivo municipal. Segundo Francisco Carlos, obras do Corredor Cultural, como a Praça de Convivência, Praça de Eventos, Praça da Criança, Memorial da Resistência e Teatro Dix-huit Rosado estão abandonadas.
“O Corredor Cultural é o maior investimento de cunho turístico que temos em Mossoró, e agora está abandonado. Não existe manutenção. No teatro, o azulejo está caindo. Na Praça da Convivência, os banheiros deteriorados, e a Praça da Criança virou criadouro do mosquito da dengue”, enfatizou.
Para Francisco Carlos, a Prefeitura precisa priorizar investimentos e assegurar que equipamentos e serviços já existentes sejam mantidos com qualidade.
“Na contramão de tudo isso, o prefeito anuncia construção do Parque Municipal e da estátua de Santa Luzia. É preciso repensar os investimentos e garantir a manutenção de obras que já existem”, enfatizou.


Postar um comentário