De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos notificados.
A voz das ruas
O mandato, segundo o parlamentar tem recebido, diariamente, reclamações de moradores que, chamam atenção para a proliferação do mosquito e o receio das doenças por ele transmitidas.
“Antes a preocupação maior era com a dengue, agora que sabemos de riscos com outras doenças, temos que intensificar ainda mais as ações. O uso do carro fumacê irá ajudar na eliminação dos criadouros”, reforça Vingt-un Neto.
Fumacê
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a aplicação de inseticidas para o controle e combate de doenças só deve ser realizada por equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que são treinadas para o manuseio seguro dos produtos.
Vingt-un lembra ainda a importância do envolvimento da população nessa luta contra ao Aedes Aegypti. “O inseticida pulverizado pelo fumacê não mata as larvas do mosquito, por isso, a eliminação dos criadouros precisa ser constante, não deixando acumular água parada em pneus, latas, vasos de plantas ou outros recipientes”, conclui.
Postar um comentário