Fácil

 




O prefeito Francisco José Júnior realizou, na manhã desta terça-feira, 16, a leitura da mensagem anual que marca o início dos trabalhos do Legislativo mossoroense. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal destacou as ações implementadas e os projetos que asseguram o desenvolvimento da cidade.

O prefeito iniciou o discurso reafirmando o compromisso da gestão com a população de Mossoró. “ Esse instante marca o início de mais um ano de trabalho e de desafios que decidimos abraçar sob as importantes bandeiras da humildade, compromisso e superação, na busca contínua de ajustar, corrigir e fazer o que é melhor, fazer o que é certo. Esse é o ano do novo governo”, declarou.
Francisco José Júnior também salientou a responsabilidade de gerir a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, tendo em vista que o Município, além da população local, atende moradores de cidades vizinhas em áreas como a saúde. O gestor reiterou que a atual administração não se baseia em políticas ultrapassadas, mas está comprometida com ações que garantam o desenvolvimento.
“Estamos lutando e melhorando a cada dia. E não poderia ser diferente. Afinal, construir o novo exige uma única fórmula que às vezes assusta: superação”, frisou.
Para o prefeito, o incansável objetivo de fazer o melhor por Mossoró exige a adoção de medidas que resultem no aprimoramento da máquina pública. “Fizemos cortes de plantões excedentes e irregulares. Isso é certo? Sim, é mais do que certo.  É seguir a lei. Só que, também nesse caso, fazer o certo não é o que os que são beneficiados gostariam”, disse.
As propostas para 2016 começam pelo controle da crise, pela estruturação e atendimento das necessidades sociais urgentes e inadiáveis, como o novo calendário de pagamento do Município. O planejamento colocará em dia a partir do mês de março os pagamentos de todos os servidores e também das terceirizadas.
Francisco José Júnior fez ainda um balanço das ações executadas pela gestão municipal e apontou os projetos que serão implantados durante este ano.
Entre as prioridades estão a recuperação da malha viária, através de uma Usina Móvel de Asfalto de alta qualidade e capacidade de produção de 10 toneladas de asfalto por mês; início das obras do Parque Municipal e de construção do Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência; implantação de BIC no bairro Boa Vista; substituição das lâmpadas antigas por lâmpadas de Led; conclusão das obras das estações elevatórias do Belo Horizonte e Alto da Conceição; entrega da UEI do Vingt Rosado e calçamento que liga o bairro à Uern; treinamento e armamento da Guarda Municipal; obras de cobertura do Vuco-vuco; reforma da Casa de Passagem e NIAC, entre outras.
O prefeito ressaltou que a gestão trabalha para que, até maio, aconteça a finalização da licitação e início da operação da nova empresa de ônibus que beneficiará a cidade. Através de concessão, o Município pretende dar início a concorrência para que, por meio da da iniciativa privada, Mossoró comece a ver a edificação da obra que trará novo rumo e vigor econômico para a região: o Santuário de Santa Luzia.
O chefe do Executivo afirmou que continuará buscando caminhos que façam a máquina pública ter o foco que sempre deveria ter tido: investir no que é certo. “Se queremos Mossoró melhor de verdade, vamos entender que a mudança que chega a nossa cidade, ao nosso RN e ao nosso país começa em cada um de nós”, concluiu.

CONFIRA A MENSAGEM ANUAL NA ÍNTEGRA.

MENSAGEM ANUAL DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DE MOSSORÓ, FRANCISCO JOSÉ LIMA SILVEIRA JÚNIOR,  À CÂMARA MUNICIPAL.

Mossoró, 16 de Fevereiro de 2016.
Excelentíssimo Senhor Presidente desta Augusta Casa legislativa, vereador Jório Nogueira.
Demais componentes do Poder Legislativo Municipal, Autoridades presentes e nominadas, senhoras e senhores.

Encontro-me nesta casa hoje, pelo dever constitucional de apresentar as ações, planejadas e em curso, da administração que temos a felicidade de dedicar à nossa cidade sempre movida pelo desejo de governar de forma justa, igualitária e realmente focada em ações que pensem e projetem a nossa cidade para muito além do que imaginamos.
Mais uma vez posso dizer que me sinto em casa sempre que posso aqui estar com os amigos e irmãos vereadores nesta Casa Legislativa onde pude iniciar e desenvolver importantes anos de experiência nessa dignificante missão que é servir ao povo e à nossa cidade.
Por isso, é com profunda emoção e felicidade que reúno nessas páginas as emoções e ações desse instante que marca o início de mais um ano de trabalho e de desafios aos quais decidimos abraçar sob as importantes bandeiras da humildade, compromisso e superação na busca contínua de ajustar, corrigir e fazer o que é melhor, fazer o que é certo, o que orienta a nossa consciência social e política em prol do que acreditamos e desejamos para nossa cidade. Esse é o ano do Novo Governo.
Uma tarefa abençoada que nos foi conferida por Deus e pelo povo. Dedicar todo o nosso esforço e fé na edificação da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.
Uma responsabilidade que se expande sobre uma região carente do nosso Estado, quando precisamos ser porto seguro, por exemplo, para a saúde de tantas outras cidades, quando somos também, por outro lado, posição estratégica entre estados.
Nossa Mossoró que não teme estar no meio do caminho do desenvolvimento e que também não se isenta de fazer o necessário pelos que precisam.
Como sempre digo, me tornei prefeito pela vontade de Deus e pela decisão do povo. O nosso povo amado que merece sempre todo o sentido e progresso refletido na vida de suas famílias.
Foi assim que sonhamos e que planejamos esse governo. Um governo para fazer a diferença. Para seguir caminhos jamais traçados, para construir o futuro desenhado por Deus na busca da nova forma de governar que precisa ser inspirada aos homens. E é essa inspiração divina que buscamos dia a dia na tentativa de continuarmos a construção de um novo caminho.
Não. Não é fácil. O fácil seria continuar seguindo o que sempre foi feito e que nunca funcionou. Mas eu não seria prefeito para continuar uma forma de governo egoísta e ultrapassada. Uma forma de governo que pensa no ontem e esquece as propostas que realmente importam.
Infelizmente, essas propostas são aquelas que não são vendidas nos planos de marketing, mas são aquelas que fazem com que vidas sejam salvas e com que se construa o amanhã de paz, segurança e conhecimento para os nossos filhos.
Por isso, saímos da zona de conforto que garante a formação da imagem ilusória para manipulação da opinião pública.
Muitas pessoas apontam de forma negativa nosso governo. Tudo que imaginávamos deu certo? Ainda não. Saiu tudo perfeito? Também não achamos que com nossas limitações humanas poderíamos representar a perfeição que somente a Deus pertence.
Mas uma coisa ninguém tem a menor condição de duvidar. Estamos lutando e melhorando a cada dia. E é isso que sonhamos. Fazer cada dia muito mais que o nosso melhor. E não poderia ser diferente. Afinal, construir o novo exige uma única fórmula que às vezes assusta: SUPERAÇÃO.
E superar não é olhar e ver o que fizemos de bom. É ir além. Encontrar os erros. Identificar onde podemos ser ainda melhores. E foi isso que fizemos. Paramos. Estudamos e em conjunto com a nossa equipe vimos que precisávamos de fórmulas mais eficientes de planejamento e de gestão. Fórmulas que decidimos desenvolver sempre na linha do que sabemos que é o melhor: fazer o que é certo.
Mas alguns podem parar para me perguntar: Tudo bem, Francisco José Júnior! Mas então por que fazer o certo que você diz que faz incomoda a tanta gente?
Não é difícil explicar, meus irmãos. Fazer o certo mexe no interesse de muitos. Vamos analisar o nosso governo, mas não é difícil cada um de nós vermos facilmente os mesmos reflexos nas nossas vidas.
Vejamos:
Enxugamos a máquina pública. Diminuímos cargos, secretarias... Isso é certo? Sim, é. É importante para a cidade? Também. Mas, infelizmente, não agrada a todo mundo.
Fizemos cortes de plantões excedentes e irregulares? Isso é certo? Sim, é mais do que certo.  É seguir a lei. Só que, também nesse caso, fazer o certo não é o que os que são beneficiados gostariam. Cortar plantões, mesmo que irregulares, também não agrada a todo mundo.
Também mandamos suspender milhares de horas extras concedidas sem qualquer critério a muitos funcionários municipais. Estava errado. Mandamos cortar. Mais uma vez, centenas de pessoas insatisfeitas com o que fizemos de certo.
Os servidores que recebiam salários e que não foram localizados trabalhando, apontados como fantasmas, passaram de 600. Fizemos o certo. Sem olhar a quem, entregamos a lista inteira ao Ministério Público, abrimos investigação interna, excluímos todos os casos de servidores irregulares detectados. Fizemos o certo? Sim. Mas não é difícil perceber que o certo mais uma vez não faz parte dos planos de todos.
Não havia médicos suficientes. UPAS sem atendimento em muitos horários, UPA inaugurada e fechada sem estar terminada. O governo conclui e abre a estrutura esquecida, cria uma nova forma de contratação de médicos que impede as faltas e dificuldades de gestões anteriores. Economia. Médicos 24h, equipes de estratégia da saúde sendo reestruturadas. Fizemos o certo? Sim. Agradamos a todo mundo? Infelizmente, parece que não.
Quando assumimos, o cenário da saúde era o do caos. Valores de contratos altos. Compras feitas e cobranças recebidas por entrega de produtos sem que houvesse nenhum documento. Cancelamos tudo. Chamamos uma equipe de auditores para que fosse estancado aquele problema que ninguém pode imaginar. Pregamos a firmeza para fazer o certo. Menores preços, sem qualquer benefício a fornecedores... Fizemos o certo? Não tenho dúvidas que sim. Agradamos? Não. Nunca se teve tanta raiva de uma gestão de saúde que fez mais do que qualquer uma da história dessa cidade. Definitivamente, fazer o certo não é sinal de agradar.
Investimos no inexistente transporte público. Fizemos começar a acontecer uma realidade que não tinha sido bandeira de luta por ninguém. Tivemos algumas dificuldades, mas hoje temos um sistema. E depois de inúmeras licitações em que ninguém se interessava em colocar ônibus para rodar, Mossoró hoje tem uma licitação em andamento e vai finalmente entrar numa nova era em que não é necessário o mais humilde comprar um veículo. Sem falar na zona azul e nas diversas alternativas para melhorar a mobilidade. Sim. Uma cidade não pode ficar sem transporte público para o seu povo. Então o porquê fazer o certo. Por que fazer o que ninguém teve coragem de começar assusta tanto?
Poderíamos citar muitas outras ações importantes como o Nogueirão que seria fechado, o investimento em segurança que colocou Mossoró em destaque positivo e nos perguntar também o que haveria de ruim em tanta coisa positiva, concreta, realizada.
Mas o povo pedia mais. Precisava de mais, e quando a nossa cidade nos exige mais, é sinal de que Deus diz: Ninguém fez tudo que foi feito até hoje, ninguém teve a coragem de enfrentar tantas lutas que resultam em desgastes políticos, mas esse governo ainda pode fazer mais e melhor. Todos nós podemos. Assim estamos começando o Novo Governo.
Após analisar tudo com a nossa equipe, e ouvir a Deus em primeiro lugar, vimos que a nova forma de governar que pede a sociedade vai mesmo além. O nosso novo governo apresenta nesse momento para cada mossoroense uma nova forma de fazer política. Um novo governo de superação, de transformações urgentes que já começamos a realizar.
Por isso, quem quiser apoiar este governo, o fará por acreditar que também é sua bandeira fazer o melhor para as pessoas. E fazer o melhor para os outros é esquecer de si mesmo. Quem só ajuda em troca de algo, não está definitivamente inserido na nova forma de governar.
Continuaremos nos focando no exercício correto das funções de todos os servidores do município, afastando imediatamente todo e qualquer cargo comissionado que tenha mostrado falta de habilidade com a competência que lhe foi atribuída. Vamos continuar fazendo o certo, por mais que a compreensão só venha com o tempo. Que façamos o nosso melhor e que a compreensão venha no tempo de Deus.
O tempo que for. Da forma como tiver que ser. Só há uma coisa que quero levar dessa experiência, leve ela 3 ou 7 anos, conforme o plano do nosso Pai Maior, pois eu jamais desistirei de qualquer missão que me for confiada e o que quero levar é o que trouxe nessa luta até hoje: a consciência tranquila de alguém que busca vencer a si mesmo em busca de oferecer o melhor para todos.
Reduzimos o número de secretarias. Extinguimos os secretários adjuntos e apostamos na diretriz de planejamento para que, mesmo com mais atribuições, cada secretário possa executar mais e melhor todas as benfeitorias que já começamos.
E as metas não são poucas e começam pelo controle da crise pela estruturação e atendimento das necessidades sociais urgentes e inadiáveis como o novo calendário de pagamento do Município que está dentro do plano que colocará em dia no mês de março os pagamentos de todos os servidores, e também das terceirizadas, quadro que já conseguimos melhorar esse mês e que mostra que os planos de ajustes que temos feito estão surtindo efeitos apesar da crise nacional não ter dado trégua.

Na Infraestrutura
Apesar das dificuldades econômicas, foi a atual gestão que retomou obras como as operações de recuperação de ruas, praças, escolas e mesmo unidades de saúde que estavam simplesmente abandonadas. 2016 não será diferente.
  • Mossoró contará com uma Usina Móvel de Asfalto de alta qualidade e capacidade de produção de 10 toneladas de asfalto por mês, o que tornará possível a recuperação da nossa malha viária;
  • Além do tradicional tapa-buracos, retomado em nossa gestão depois de anos sem ser executado e que está sendo ampliado;
  • Início das obras do Parque Municipal;
  • Parceria com o Governo do Estado nos permitirá melhorar a situação crítica do Rio Mossoró;
  • Vamos substituir todas as lâmpadas antigas por lâmpadas de Led, gerando economia na iluminação pública;
  • Nossos projetos contemplam valorização das entradas e canteiros da cidade;
  • Temos prevista para o primeiro semestre a entrega de 2.500 unidades habitacionais;
  • Conclusão e entrega das Estações Elevatórias dos bairros Belo Horizonte e Alto da conceição, que vão beneficiar uma grande região que é hoje uma das que mais gera poluição;
  • Será concluída a Praça do Ouro Negro;
  • Construída a praça Tereza Neo no Santo Antônio e também a Praça do Polo Jurídico;
  • Será entregue a UEI do Vingt Rosado;
  • O calçamento ligando o bairro Vingt Rosado à Uern;
  • Recuperação em asfalto da pista que liga a área do shopping à região dos abolições e também a recuperação do acesso e retorno ao bairro Santa Delmira.

Na Saúde
  • Vamos inaugurar o Serviço de Verificação de Óbito (SVO);
  • Investimento na Usina de Oxigênio;
  • Vamos iniciar as obras de construção do Centro de Reabilitação para Deficientes Físicos e Intelectuais;
  • Através da aquisição de containers, vamos instalar a UBS no bairro Belo Horizonte;
  • Estamos fazendo a reestruturação do CEO II;
  • Instalação nas UBS dos novos serviços de Eletrocardiogramas;
  • Renovação dos aparelhos de Raio-X;
  • Faremos a entrega do fardamento dos agentes de saúde;
  • Equipar e melhorar o PAM;
  • Concentrar todos os esforços nos serviços de humanização de todos os equipamentos com ampla exigência de atenção por parte das equipes responsáveis por cada unidade.

Na Segurança, Mobilidade e Trânsito
  • Mais uma BIC chagará, agora ao bairro Boa Vista;
  • Um container chegará para a instalação de mais uma base no Vingt Rosado e mais uma na praça de Convivência;
  • Além da Operação Integração, as Forças de Segurança unidas com a Guarda Municipal executarão também a Operação Centro Seguro;
  • Vamos, após qualificar e treinar de forma adequada, armar a nossa Guarda, que já vem prestando importante serviço à sociedade;
  • Começaremos a construção de novas ciclovias em importantes regiões da cidade;
  • Até maio, acreditamos na finalização da licitação e início da operação da nova empresa de ônibus que beneficiará a cidade;
  • Para o mesmo período, nossa cidade se renova também com o funcionamento da Zona Azul, que trará solução para os ambulantes do centro da cidade gerando o atendimento à necessidade de desobstrução das calçadas;
  • 48 novas paradas de ônibus que já estão sendo implantadas oferecerão melhor estrutura para os usuários do transporte coletivo.

No Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura

  • Através de Concessão, vamos dar início na modalidade concorrência para que através da iniciativa privada Mossoró possa começar a ver a edificação da Obra que trará novo rumo e vigor econômico para a Região através do Santuário de Santa Luzia;
  • Vamos ampliar o atendimento ao setor agrícola com máquinas para melhorar estradas e para perfuração de novos poços;
  • Garantir o Programa Semear e também a Vacinação contra a Febre aftosa;
  • Promover as ações de recuperação e regularização da Praça da Convivência;
  • Criar um Fundo para a recuperação e manutenção dos mercados;
  • Promover a atração de indústrias do polo energético;
  • Também a implantação de um polo coloquímico;
  • Fazer a cobertura do Vuco-Vuco.

Na Educação, Cultura e Esporte
  • Temos metas encaminhadas como a implantação da Academia do Enem;
  • Vamos realizar o início da implantação da plataforma digital nas escolas, passando a ter inicialmente 80 salas com lousa digital, notebook para os alunos e integração total casa escola através de sistema de informatização;
  • Vamos investir em tecnologia robótica, como incentivo ao despertar das nossas crianças para a importante área da ciência tecnológica;
  • Vamos mais que dobrar as vagas dos alunos para o Prosuperior;
  • Continuação do Programa Nas Ondas da Leitura;
  • Estamos trabalhando para tornar economicamente viável o Cidade Junina;
  • Implantação do Projeto Teatro nas Escolas;
  • Inserção de espetáculo histórico fixo ao longo do ano no Corredor Cultural;
  • Recuperação do piso do ginásio Pedro Ciarlini;
  • Completar a iluminação dos 12 campos de futebol de bairros.
  • Ginásio da Boa Vista;
  • Implantação da Escola Verde na Alagoinha;
  • Finalização da reforma da UEI do Aeroporto II;
  • Obras de acessibilidade nas escolas;
  • Internet no Corredor Cultural;
  • Humanização e gestão compartilhada alunos/professores.

No Desenvolvimento Social
  • Entrega do CRAS do Abolição III;
  • Promover a melhoria dos equipamentos que atendem a população;
  • Reformar e melhorar as instalações da Casa de Passagem;
  • Incrementar o Projeto Transformando Destinos, para combater o uso de drogas.
  • Reforma do NIAC.

No Planejamento, Administração e Finanças
  • Inauguração do Almoxarifado Central;
  • Implantação do novo calendário de pagamentos;
  • Ações efetivas para viabilizar o aumento de receitas;
  • Mudanças dos prédios, após redução de equipes e secretarias, promovendo mais economia;
  • Foco administrativo de responsabilidade com a aplicação dos recursos públicos municipais, que começamos desde o início da gestão e que agora continuamos através das ações que resultaram também na redução do custeio com alugueis de prédios, carros, combustível, pessoal e serviços terceirizados.
Além da continuidade de projetos importantes, como o Meu Bairro Melhor que continuará levando benefícios imediatos para todas as comunidades envolvidas, como também o Projeto Viver Melhor da Previ.
Sabemos onde estamos indo e agora estamos fazendo os últimos ajustes que eram necessários para ir para o futuro de uma política NOVA. Por isso, agradeço de coração emudecido ao aprendizado que é fruto de cada dificuldade.
Para tudo há um tempo marcado e o nosso plantio ainda não acabou. E a colheita é feita de etapas. Plantar, florescer, colher... Por isso, ninguém se assuste de ainda não ter visto as flores pelo caminho. Mas, se olharem com atenção e amor, verão que mesmo no terreno infértil das dificuldades atuais, nossa árvore cresce sob as raízes profundas da fé, da cooperação, da responsabilidade, da confiança e da paz.
E como toda estrada no bem é longa, esse governo hoje diz a cada um aqui que vamos seguir sempre adiante. Sem medo. Com a coragem dos justos, porque os infortúnios que nos chegam não são maiores nem menores do que os dos nossos irmãos de jornada.
E se Deus considera justa e necessária a dificuldade como porta para o progresso, eu só posso agradecer. Foi a dificuldade que impulsionou conseguimos economizar cerca de 6 milhões ao mês. Mais de R$ 70 milhões de reais ao ano em economia, através de ações corajosas e importantes que estamos implantando desde o início do nosso governo e que se intensificaram no momento mais grave da crise. É a dificuldade que faz alcançarmos o máximo e o melhor de modo mais rápido e eficaz.
E continuaremos buscando caminhos que façam a máquina pública ter o foco que sempre deveria ter tido nos governos passados. Investir no que é certo. Acabar com a politicagem e o jogo de interesses pessoais, abrir novas formas de crescimento para a cidade, que estava estagnada e dependente apenas de um ou outro setor.
Se queremos a Mossoró melhor de verdade, vamos entender que a mudança que chega a nossa cidade, ao nosso estado e ao nosso país começa em cada um de nós.
Pois repito, meus irmãos, jamais imaginei que seria sem pedras o caminho de alguém que tem vontade de começar a mudar a política e a forma de fazer política de um povo.
Talvez, com todos os esforços que eu seja capaz de fazer, talvez mesmo assim, eu não consiga ser o político ideal para um mundo de amor e fraternidade, mas uma coisa posso assegurar, jamais desistirei de fazer no caminho do bem, o melhor que eu puder alcançar.
Seguirei sempre adiante e convido a cada cidadão da nossa cidade a seguir comigo. Sigamos juntos, sem temer nada. Nem frustrações, nem incompreensões, afinal, muitos ainda residem apenas vagando cegamente no mundo de interesses próprios sem se darem conta das causas maiores. Seguirei guiado pela fé em Deus, pelo seu amor e pela minha consciência.
Seguirei por onde o Pai maior me encaminhar, indo sempre adiante como um soldado que ama sua terra e que nunca a deixará perecer. Seguirei sem temer enfrentar qualquer inimigo. E lhes asseguro honrar com o meu suor e dedicação a nossa pátria querida. Seguirei sem vacilar, mesmo que no meu caminho surjam os poderosos infiéis. Seguirei guiado pela minha honestidade e sensatez, qualidades que busco vivenciar através do exemplo de Cristo.
Seguirei orando e pedindo forças a Deus a cada segundo, para não esquecer os grandes ensinamentos de Jesus, nem por um segundo.
Seguirei sim. Mesmo que seja pelo difícil caminho de martírio pessoal, pois a minha fé me levará em meio às dificuldades até grandes montanhas de fé onde Deus me permitirá sempre uma visão maior, porque, se eu falhar em qualquer momento, será nessa visão que verei o real propósito de Deus para que eu exerça. Afinal, Jesus será sempre meu guia e cajado no momento em que eu fraquejar. De mãos firmes e braços dados venceremos. De mãos firmes e perseverantes alcançaremos a graça que é aquela de quem é enviado por Deus.
Que os anjos de Deus reinem nas nossas casas e nas nossas vidas. Que possamos cuidar da nossa mente e do nosso pensar para sermos capazes de seguir com o coração tranquilo. A única forma de conseguirmos a paz necessária para servos perseverantes no bem maior que desejamos praticar.
Jamais desperdicemos, irmãos, aquilo que o nosso coração repleto de luz e amor nos enviar. Afinal, não somos apenas pensamento, mas também sentimento e emoções.
Precisamos seguir. Seguir com Jesus. Sem forçar ninguém a nos seguir. Pois cada um de nós segue apenas o que nos está designado por Deus.
Nada de perseguição. Já é chegada a hora de fazer o nosso melhor para podermos deixar essas práticas das civilizações primitivas para trás. É hora de mudar. Chegou a hora de regeneração e não podemos ficar para trás, por isso, vamos seguir FIRMES, mas benevolentes.
Que sejamos honestos e prudentes, principalmente para conosco mesmos, porque a consciência tranquila é a melhor coisa que o homem pode assumir, ainda mais porque tudo que passamos nesta vida é consequência das nossas ações enquanto homens.
E não esqueçamos: fazer o certo pode não agradar a todo mundo, mas faz o bem que todos precisamos.
Obrigado. Fé para todos nós.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA