O Gabinete Civil do Governo do RN convoca diversas secretarias estaduais e entidades da administração indireta para reunião, na próxima segunda-feira (22), às 17h, a fim de reforçar ações em andamento do Plano Emergencial de Segurança Hídrica do Estado. A reunião foi antecipada devido à divulgação final dos relatórios da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro, que preveem chuvas abaixo do normal, de março a maio de 2016, no setor norte da Região Nordeste.
O encontro deve tratar a respeito das ações que deverão ser tomadas imediatamente a fim de garantir água para o consumo humano e animal durante o período de estiagem no Estado. Na ocasião, o chefe do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), Gilmar Bistrot, apresentará um detalhamento da previsão.
Cadastramento de carros-pipa e licitação da empresa responsável pela gestão da distribuição de água nas áreas urbanas das cidades em colapso também deverão integrar a pauta. Assim como o envio do Projeto de Lei que dispõe sobre a alteração no Plano Plurianual do Estado - PPA 2016-2019, necessária para adaptação às modificações legais que vincularam a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Estadual ao Gabinete Civil.
Participam da reunião os secretários estaduais dos Recursos Hídricos (SEMARH) e da Agricultura (SAPE), além de representantes do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), do Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e Defesa Civil.
Operação Vertente
A Defesa Civil do RN contará com aproximadamente R$ 4 milhões, assegurados pelo Ministério da Integração, para atender com carros-pipa 13 municípios nesse primeiro momento, na Operação Vertente. São eles: Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Acari, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Alexandria, Luis Gomes, Antônio Martins, Pilões, João Dias, Tenente Ananias e Paraná. De acordo com o Coronel Dantas, coordenador da Defesa Civil Estadual, as outras 6 cidades que entraram em colapso após a solicitação dos recursos emergenciais, também devem ser beneficiadas.
O Gabinete Civil e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil buscam maneiras eficazes para a utilização dos recursos, com o intuito de atender o maior número possível de pessoas que estão sofrendo com a pior seca dos últimos 100 anos.


Postar um comentário