Detran

 


Presidente da Câmara e da FECAM é entrevistado pelo jornalista Magnos Alves 

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FECAM), vereador Jório Nogueira (PSD), foi o entrevistado especial do jornal e portal De Fato, no final de semana. Veja a entrevista do jornalista-blogueiro, Magnos Alves:
POR MAGNOS ALVES 
Jório Nogueira em entrevista ao Jornal de Fato – Foto: Edilberto Barros
Você se colocou contrário à votação do projeto dos royalties da forma como foi feita, por qual motivo já que se tratava de uma orientação de Silveira?
Eu nunca me coloquei contra. Defendia apenas que fosse realizada a Audiência Pública da forma que havia sido combinado. Vi também que existia um pedido de urgência feito pela bancada de situação, para que o Projeto fosse aprovado naquela semana, pois o prefeito Francisco José Júnior, falou que havia um prazo que iria até sexta-feira, dia 13. Então, sugeri que a Audiência que estava marcada para o dia 16, fosse antecipada para a quinta-feira, 12, e se convocasse uma extraordinária para o dia seguinte, no caso dia 13. Essa foi a minha posição.
Como você avalia o comportamento das bancadas de situação e oposição?
Analiso que no Parlamento é natural que cada um defenda a posição que acha correta. Quem integra a bancada de situação, faz seu trabalho e, igualmente, os vereadores de oposição fazem seu trabalho. Mas, considero louvável que esse projeto pois vai atualizar alguns pagamentos em diversas áreas. E a oposição não aceita pois acha que o prefeito pode se beneficiar.
O prefeito tem conseguido aprovar tudo que tem interesse na Câmara por força de sua bancada, como você, como presidente, ver o Executivo atuando como rolo compressor sobre o Legislativo?
Eu não vejo nenhum rolo compressor do Poder Executivo sobre o Legislativo. A bancada de situação tem  aprovado o que tem sido apresentado pelo prefeito Francisco José Júnior, em benefício do povo. Mas, acho que é necessário que sempre seja mantido um debate sobre os projetos para que a população saiba o que está sendo aprovado e qual a finalidade.
A forma como a maioria dos vereadores, que forma a bancada do prefeito, está se comportando não piora a imagem que o cidadão tem da Câmara?
Não entendo que a bancada de situação venha se comportando de forma a comprometer a imagem da Câmara Municipal de Mossoró. Muito pelo contrário. Vejo cada vereador governista trabalhando em benefício da população, da mesma forma que os vereadores de oposição.
A criação da Fundação Aldenor Nogueira foi cercada de muita polêmica, quando ela de fato passa a existir e serão feitas as contratações previstas em sua formação?
Toda televisão legislativa que funcionar no Brasil é mantida por uma fundação. E a Fundação Aldenor Nogueira foi criada exatamente para viabilizar a manutenção da TV Câmara Mossoró que tem prestado um grande serviço ao povo de Mossoró. E dentro do que determina a lei, quando for necessário, serão feitas as contratações para preenchimento de vagas no quadro de servidores da Câmara Municipal.
Silveira desencadeou uma campanha na midia contra Rosalba Ciarlini e tem agido nos bastidores para que ele continue inelegível, você também torce pela inelegibilidade da ex-governadora?
Eu desconheço qualquer campanha do prefeito Francisco José Júnior contra a ex-governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. Até pelo fato de o grupo político da ex-governadora ter uma boa relação com o governador Robinson Faria, inclusive o deputado federal Beto Rosado é nosso aliado. Pelo contrário, o prefeito tem dito que uma parceria com Rosalba e seu grupo é importante para o município de Mossoró.
O governador concedeu entrevista em Natal demonstrando certa incerteza sobre a candidatura de Silveira a reeleição, como você ver a situação do prefeito para 2016?
O governador Robinson Faria tem deixado claro que o PSD terá um candidato a prefeito de Mossoró e que esse candidato é o prefeito, Francisco José Júnior. Então, não existe o que se questionar.
Você está à disposição para ser o candidato do PSD caso Silveira não seja candidato?
O PSD entende que o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é o candidato natural à reeleição. E o meu nome sempre esteve e continuará a disposição para colaborar com o PSD e apoiar a reeleição do prefeito Francisco José Júnior.
O governado Robinson foi eleito com a contribuição decisiva de Mossoró, mas sumiu da cidade, qual o motivo?
O governador Robinson Faria, em nenhum momento, sumiu da cidade de Mossoró. Ele tem percorrido o Estado e, inclusive, prepara uma agenda positiva para Mossoró. O seu governo tem trabalhado em todo Estado, e no momento oportuno o governador desembarcará em Mossoró com grandes projetos que estão sendo elaborados por sua equipe.
Para concluir. Qual é a marca positiva do PSD no Governo, Município e na Câmara?
Eu acredito que a marca positiva do PSD, em primeiro lugar é ter eleito Robinson Faria, governador. Robinson é competente e sério. Ele estando à frente do Governo será um grande governador para o Rio Grande do Norte.
Em Mossoró, o PSD, com o prefeito Francisco José Júnior, tem contribuído para o desenvolvimento do município. Claro, que com essa crise econômica que acontece no Brasil, a Prefeitura de Mossoró enfrenta algumas dificuldades. Mas, o prefeito tem tentado realizar algumas ações. Acredito que só em ter boas intenções e buscar solucionar os problemas existentes nas áreas da saúde, educação, segurança, como vem fazendo, o prefeito já realiza uma grande ação. Sobre nosso trabalho como presidente da Câmara Municipal de Mossoró, quem chega na Casa, já sente a diferença. A partir da transparência com a implantação da TV Câmara Mossoró que já tem prestado um grande serviço. Realizamos a acessibilidade com instalação de um novo elevador; tornamos a Câmara Cultural um evento que tem homenageado um amplo espaço da classe artística. Também, já estamos trabalhando para a instalação da Rádio Câmara Mossoró. E isso tudo e outras ações iremos apresentar em um balanço sobre nossa gestão.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA