Os
avanços na área agropecuária foram os pontos destacados pelo governador
Robinson Faria durante a abertura da 53ª Festa do Boi, uma das maiores
feiras do seguimento no Brasil. O evento ocorreu na noite deste sábado
(10) no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A
feira transcorrerá até o próximo sábado (17), com expectativa de público
de 500 mil pessoas, estimativa de R$ 150 milhões de movimentação
financeira e cinco mil empregos temporários durante o perÃodo da feira.
Na edição 2015, a Festa do Boi agrega 200 expositores e cinco mil
animais em exposição, trazendo a melhor genética do paÃs.
Dentre
as conquistas ressaltadas pelo chefe do Executivo estadual estão ações
de enfrentamento aos efeitos da seca como, por exemplo, a aplicação de
R$ 100 milhões para perfuração de poços, construção de 600 barragens
submersas, retomada das obras das adutoras do Alto Oeste e de Carnaúba
dos Dantas, além da garantia das contrapartidas para as obras da
Barragem de Oiticica. Outro ponto foi a efetiva fiscalização para manter
o rebanho potiguar protegido contra a febre aftosa.
Robinson
Faria destacou ainda as ações da Agência de Fomento (AGN), que apoia o
agronegócio com a disponibilidade de crédito e linhas de financiamento,
possibilitando o investimento em obras, aquisição de máquinas,
equipamentos, permitindo o capital de giro para aquisição de animais e
financiamentos extensivos a toda cadeia produtiva. A AGN disponibilizará
recursos próprios do capital para financiar pequenos investimentos e
carência de até seis meses com baixos juros.
O
secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca destacou
que a abertura da feira é um momento de celebração, apesar da seca, em
virtude da atitude de um governo "que pensa de forma ágil e resolutiva”.
Haroldo Abuana falou de iniciativas como a concessão de tÃtulos de
terra para trabalhadores rurais do Baixo Açu, um impasse que já durava
25 anos, a equalização do preço do óleo diesel para embarcações
pesqueiras, a sanção da lei que garante segurança jurÃdica aos
carcinicultores, o esforço para remodelar e implantar o novo Programa do
Leite, a garantia do Plano Safra e a distribuição de 466 toneladas de
sementes para produtores de 137 municÃpios potiguares, um investimento
de R$ 4,3 milhões.
O
governador Robinson Faria fez um balanço das ações e atribuiu as
melhorias a um compromisso assumido enquanto ainda era candidato ao
governo do Estado. “As ações que desenvolvemos ao longo de 2015
demonstram que fizemos a opção correta quando designamos técnicos para
assumir a SAPE, a Emparn, Emater, Ceasa, Idiarn, entre outras. Esse foi
um compromisso que assumi com os potiguares e que cumpri imediatamente,
possibilitando um governo técnico e que valoriza sobretudo a cadeia
produtiva.
Participaram
do evento secretários de Estado, diretores e presidentes das indiretas,
autoridades polÃticas de Natal e Parnamirim, além de representantes e
presidentes de entidades de classe.
Novidades para 2016
Durante
a abertura, o governador lançou o Circuito Estadual de Exposições
Agropecuárias de 2016 com uma novidade: serão 17 feiras durante o ano,
três a mais do que 2015. As cidades de Umarizal, Governador Dix-Sept
Rosado e Passa e Fica passam a integrar o circuito. Em 2015, o Governo
do RN investiu R$ 1 milhão para a realização dos eventos, com
expectativa de gerar, contando com a Festa do Boi, R$ 200 milhões em
negócios.
Ceres
Além
da abertura da Festa do Boi e do lançamento do Calendário de
Exposições, também foi lançado na oportunidade o Ceres, aplicativo que
reúne todas as informações sobre o agronegócio do Rio Grande do Norte
para subsidiar produtores, criadores, agricultores e informar a
população com ainda mais transparência.
O
Ceres faz parte de um conjunto de ferramentas idealizadas para auxiliar
a gestão da Sape e suas vinculadas – Emater, Emparn e Ceasa – e tem sua
base fundamentada na modernização da gestão pública. De acordo com o
secretário da SAPE, Haroldo Abuana, o objetivo " é abrir um canal de
comunicação entre a sociedade e os responsáveis pelo agronegócio do RN,
além de prover transparência nas ações desenvolvidas pela secretaria e
suas vinculadas”.
O
governador também adiantou que na próxima quarta-feira (14) será
lançado o projeto “Palma para o RN”, um programa de validação da
tecnologia do plantio de palma adensada e irrigada com a instalação de
22 campos de unidades demonstrativas no estado, com 28 hectares de área
para multiplicação de raquetes dentro das Estações Experimentais da
Emparn.
Fotos: IvanÃzio Ramos

Postar um comentário