“Como inventar uma cidade? Intentos sobre Rafael Velha. Vernissage acontece nesta quarta (09/09)
A galeria do Sesc Rio Branco, em Natal, abriu a quarta mostra do calendário 2015: “Como inventar uma cidade? Intentos sobre Rafael Velha”, dos artistas Jota Clewton e Lara Ovídio. A mostra estará disponível para visitação gratuita até o dia 09/10. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN).
“Como inventar uma cidade? Intentos sobre Rafael Velha”, reúne sete desenhos e oito fotografias realizadas a partir da visita das ruínas da cidade São Rafael Velha, cidade inundada na década de 1980 para a construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que reapareceu no ano de 2013, após uma longa seca na região.
Os trabalhos versam sobre a efemeridade dos lugares de memória na sociedade contemporânea abarcando também a discussão político e social sobre as cidades que desapareceram em prol de uma determinada ideia de progresso, uma temática local que se reflete em nível mundial. Depois da transferência da cidade, São Rafael jamais se restabeleceu na agricultura, nem na criação do gado, suas atividades econômicas mais importantes, de forma que a população enfrenta ainda hoje, passados 30 anos, sérias dificuldades econômicas.
Sobre a iniciativa
A exposição é uma das seis (06) contempladas por edital inédito lançado pelo Sesc RN para compor o calendário de exposições deste ano da galeria do Sesc Restaurante. Cada selecionado recebeu um prêmio no valor de R$ 1.200, totalizando R$ 7.200 investidos. Além de fomentar o talento dos artistas locais, a iniciativa também democratiza o acesso a exposições artísticas e suscita no público o interesse pelo tema.
Foram selecionados projetos nas áreas de fotografia, desenho, pintura, audiovisual e textos. Até dezembro deste ano, serão promovidas ainda as mostras “A Magia da Literatura”, de Andrey Lourenço; “São Rafael Velha”, de Lara Ovídio; “Fé, Fuxico e Mulher”, de Rosa MC; e “Anestésico”, de Thiago Lima (Parnamirim/RN).
Há 22 anos, o Sesc Restaurante da Avenida Rio Branco disponibiliza uma galeria de artes de acesso gratuito aos seus clientes. Além do espaço para mostras e das mais de 14 mil refeições fornecidas mensalmente, a unidade também disponibiliza sala de cinema com o CineSesc, biblioteca, área de descanso e Central de Atendimento.
Postar um comentário