Independência

Independencia banner

                                        Comandante Túlio César garante continuidade do reforço no policiamento

Vereadores encaminham pleitos na reunião de hoje, na Câmara

Em reunião hoje de manhã (16), na Câmara Municipal de Baraúna, a Polícia Militar e a Polícia Civil garantiram continuidade do reforço policial na cidade. O anúncio foi feito pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), tenente-coronel Túlio César, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), major Humberto Pimenta, e titular da 2ª Delegacia Regional (2ª DRP), delegado Denys Carvalho.
Além de continuar a Operação Saturação, com reforço de seis PMs, dois policiais civis e viaturas, o comando do Policiamento no Interior anunciou a retomada da Operação Divisa, no limite entre Baraúna e Russas (CE); patrulhamento em escolas; reforço na localidade rural Juremal; combate a furtos de animais e outras medidas.
A Polícia Civil garantiu manter o delegado Cícero Antônio dos Santos em Baraúna; reforçar efetivo local com, no mínimo, quatro agentes; intensificar busca e apreensões contra tráfico de drogas; envio de nova viatura; acelerar inquéritos policiais; aumentar interação entre sociedade e o setor de inteligência da corporação.
Articulação
A reunião que anunciou as medidas foi articulada pela Câmara e contou com os 11 vereadores de Baraúna: Deivid Simão (presidente), Flavio Matias, Ailton Lopes, Ruberlândio Queiroz, Joãozinho, Tértulo Alves, Gisele Romão, Fátima Quirino, Divanise Oliveira, Adauto Bezerra e Maninho.
Também participaram o secretário municipal de Administração, Rosan Soares, representando a prefeita Luciana Oliveira (com problemas de saúde); presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Diego Braga, e o comandante do destacamento militar de Baraúna, tenente Luiz Almeida.
Encaminhamentos
Além das ações concretas, a reunião encaminhou outras medidas: instalação de barreira permanente em Baraúna, na divisa entre Rio Grande do Norte e Ceará; instalação de monitoramento por câmeras; reabertura da Base Integrada Baraúna Segura (BIBS); envio de novas viaturas, mais equipamentos e policiais.
“Queremos agradecer a deferência dos comandantes e do delegado de vir a Baraúna e discutir conosco melhorias para a segurança pública”, elogiou o presidente Deivid Simão. “A nossa postura é de unir ainda mais as forças de segurança à sociedade civil organizada para vencermos a criminalidade”, diz o coronel Túlio César.

Aumento da violência preocupa município
Com 27 mil habitantes e sete homicídios este ano, Baraúna é considerada, proporcionalmente, a terceira cidade mais violenta do Rio Grade do Norte, em 2015. A posição geográfica, com rota de fugas para Chapada do Apodi e Vale do Jaguaribe, e a zona rural ampla (22 assentamentos e 54 localidades) favorecem criminalidade.
A reunião de hoje, na Câmara, é sequência de audiência de vereadores com a secretária estadual de Segurança Pública, Kalina Leite, no último dia 26 de março, em Natal. E a continuidade do reforço policial decorre do apoio da Prefeitura e da Câmara, que asseguraram alimentação de policiais e conserto de viaturas.
“A Prefeitura também reformou a delegacia e o Pelotão de Polícia Militar”, informa o secretário de Administração, Rosan Soares. A Operação Saturação, iniciada sábado, apreendeu drogas, armas, condutores em direção perigosa, suspeitos de receptação. “O trabalho está dando certo e vamos continuar”, assegura o major Humberto Pimenta.
  Comunicação
Ainda na reunião, a Polícia pediu mais colaboração da sociedade e disponibilizou telefones para denúncias anônimas: 9110-4612 (Polícia Militar); 3320-4753 e 9458-6465 (Polícia Civil); 8149-9906 (WhatsApp do Ciosp). “Vamos fazer campanha na cidade para incentivar denúncias”, afirma o presidente da CDL, Diego Braga.

*Ass. Com.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA