Pelo menos 10 mil pessoas são internadas na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde em Mossoró e 65% destas pessoas são de 12 municípios do Oeste do Rio Grande do Norte.
Chegam a Mossoró com seus acompanhantes, que, por falta de condições, não tem onde dormir, tomar banho ou até mesmo trocar de roupa, enquanto aguardam seus parentes em recuperação no hospital.
Pensando em atender este publico, o Centro Social Francisco Dantas iniciou a construção de um Albergue em Mossoró, precisamente na Rua Guilherme R. Lima no bairro Aeroporto.
A estrutura projetada inicialmente para receber 40 pessoas, podendo chegar a 80, deve ficar pronta e começar a funcionar no segundo semestre de 2015.
Quem preside o trabalho de instituição do Albergue de Mossoró é o advogado Edson Oliveira. Ele disse que o trabalho é para quem precisa especialmente do interior, mas que está aberto também para migrantes em situação de vulnerabilidade social ou pessoas em trânsito sem referência familiar na região.
Edson Oliveira destacou, no entanto, que a regra geral é só receber pessoas encaminhadas pelo Serviço Social dos hospitais que atendem pelo SUS. "Mas não deixaremos de atender este outro público que citamos acima", acrescenta.
O coordenador do Centro Social Francisco Dantas disse que as outras na estrutura estão em 40% do total e que nas últimas semanas recebeu um apoio muito importante para concluir, que é do Grupo dde Apoio ao Albergue, que tem como representante em Mossoró o odontólogo Ney Robson.
“Sabemos das dificuldades do Poder Público para atender o cidadão bem e, enquanto sociedade, não podemos fugir de nossas responsabilidades. Queremos ajudar e vamos ajudar", diz Ney Robson.
Feijoada
Para ajudar na conclusão da obra, Ney Robson disse que o Grupo de Apoio vai realizar no próximo sábado uma feijoada no Álibi, em Tibau, onde as senhas poderão ser adquiridas no Hiper Queiroz. As atenções desta evento serão Renata Falcão, Gianini Alencar, Devid Almeida e Everardo.
Além da feijoada, quem desejar ajudar fazendo doações, pode entrar em contato com Centro Social Francisco Dantas, através do número 84 - 3061 8906. "Recebemos tijolos, telhas, colchões, tudo que o cidadão quiser doar para ajudar. Estamos abertos", finaliza Edson Oliveira.
* De Fato

Postar um comentário