Dilma Rousseff (PT) venceu as eleições e continuará como presidente do Brasil por mais quatro anos. A petista superou Aécio Neves (PSDB) com 51,38% dos votos, contra 48,62% do tucano. Com isso, o PT segue como partido no poder em esfera federal, seguindo tendência que vem desde a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.
A candidata eleita foi também a mais votada no primeiro turno, quando teve ao seu lado 41.59% dos votos válidos. Em sua primeira eleição, em 2010, a petista foi eleita também no segundo turno, quando enfrentou o tucano José Serra.
Dilma Vana Rousseff nasceu em 1957, em Belo Horizonte. Filha de Pedro Rousseff e de Dilma Jane Silva, é a segunda filha do casal. Quando jovem, lutou contra a ditadura militar. Foi perseguida pelo governo, presa, torturada e passou quase três anos na prisão.
Em 2003, Dilma é nomeada Ministra de Minas e Energia no primeiro mandato do ex-presidente Lula. Ainda no mandato de Lula, ela foi nomeada Ministra-Chefe da Casa Civil e, por indicação do ex-presidente, tornou-se candidata à presidência em 2010.
Postar um comentário