CACIM

Print
  • *Por Saulo Vale
    Fotografia: Edilberto Barros

    O final de semana foi considerado tranquilo no atendimento das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Segundo a diretora da UPA do Alto de São Manoel, Lindinete Saturno, o reforço de mais dois médicos diariamente nas três unidades viabilizou maior humanização no atendimento. “Estou muito feliz com o resultado. Tivemos um final de semana sem filas. A espera dos pacientes por atendimento médico não durou nem 15 minutos”, comemora. No caso da UPA do Belo Horizonte, onde já contava com 4 médicos diariamente, a unidade contabilizou baixa no atendimento. Segundo a diretora Lindicarla do Nascimento, com o reforço dos médicos nas outras duas UPAs, a unidade pode atender melhor a população. Ela conta que no último domingo, 31, o número de atendimentos foi de 285, bem menor que no penúltimo domingo de agosto, 24, quando as outras duas UPAs estavam com poucos profissionais da Medicina.
    Ainda segundo a diretora, em breve a unidade ganhará o serviço de radiologia para casos de emergência. Na UPA do Santo Antônio, o cenário foi o mesmo. O reforço dos médicos garantiu melhor atendimento à população. Além do reforço dos profissionais, algumas unidades ganharão uma nova estrutura. É o caso da UPA do Alto de São Manoel, onde foi construído um prédio que servirá para a parte administrativa, tornando a unidade com a estrutura duas vezes maior que a atual. Na última semana, o governo municipal garantiu à população mais dois médicos em cada UPA. Ou seja, as unidades passam a contar agora com 4 profissionais da Medicina 24 horas.
    Segundo o prefeito Francisco José Júnior, a falta de médico nas unidades se deu porque alguns profissionais da área recebiam plantões dobrados. “Assim que corrigimos esse equívoco, que não foi criado em nosso governo, eles [médicos] deixaram de trabalhar. Diante disso, fechamos um contrato temporário com a mesma empresa que presta serviço à UPA do Belo Horizonte. A intenção é deixar médicos terceirizados trabalhando até sair o resultado da licitação. O processo para contratação de médicos permanentes deve ser concluído até o final deste mês”, declara. Ainda segundo o chefe do executivo municipal, das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), apenas 1 não tem médico e das 65 equipes da Estratégia Saúde da Família, apenas 1 está incompleta. “Essas questões já estão sendo resolvidas. Quando assumimos, a situação era bem diferente. Das 45 unidades, 18 estavam sem médicos, mas, com muito trabalho e esforço, nós conseguimos avançar e estamos trabalhando para garantir saúde pública de qualidade para toda a nossa população”, disse o prefeito Francisco José Júnior.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo

GOVERNO