Renato Parada
Lira Neto falará sobre biografia de Getúlio Vargas
As atrações da Feira também incluem show com Artur Soares no sábado (6) e recital de cordel com Antônio Francisco no domingo (7). A Feira do Livro de Mossoró surgiu no circuito tendo como objetivo incentivar o hábito da leitura de uma maneira divertida e espontânea, e desde que foi criada em 2005 já recebeu visita de mais de 550 mil pessoas.
“É importante que a magia dos livros e da literatura reflita como algo especial, que fortalece e pode mudar o perfil de uma cidade, de uma população. A educação é o melhor investimento para a conquista da cidadania”, valoriza Osni Damásio, um dos idealizadores do evento. “Vejo a Feira como um encontro de troca de experiências e saberes”, emenda.
O público que visitar o Expocenter durante o evento irá se deparar com cinco ambientes distintos: o primeiro, ”O Canto do Poeta” é aberto a qualquer pessoa interessada em soltar a voz e declamar seus versos preferidos; enquanto o “Espaço do Autor” recebe lançamentos de livros e funciona como ponto de encontro dos autores e entre autores e público. As palestras acontecem no palco “Estação das Letras” e o pavilhão reúne estandes das livrarias e editores que participam da Feira. O derradeiro ambiente é o Café com Letras, local ideal para apreciar a bebida e adiantar a leitura. O lugar também irá receber doação de livros que serão distribuídos em instituições sociais de Mossoró. A 10ª edição da Feira do Livro de Mossoró conta com patrocínio da Cosern e do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo de incentivo.
As mulheres de Xico
Após debate e autógrafos em Mossoró, Xico Sá aproveita a estadia no RN e chega a Natal no sábado (6) onde promove repeteco do lançamento de “O Carapuceiro”, que traz compilação de textos pinçados do blog homônimo que mantinha. O jornalista também participa do debate “As mulheres de Xico”, onde fala sobre crônicas, homens e, claro, mulheres. Debate e lançamento serão o ponto alto do 2º Bazar de Editoras e Iniciativas Independentes promovido, das 16h às 22h, no Espaço Cultura Duas, em Ponta Negra (rua Praia de Diogo Lopes, 2197 – informações 9982-7193).
Não por acaso, o debate pega emprestado o nome do filme que estão produzindo com base em outro recente título do escritor batizado “O Livro das Mulheres Extraordinárias”. Nele, Xico Sá reúne o perfil de mais de 100 mulheres – do teatro e da música, da literatura e da TV, do cinema e da moda – e tece elogios sem pudor a cada uma delas, uma declaração pública de amor eterno, uma crônica inédita de pura “devoção escancarada”.
Entre as beldades que desfilam nas palavras apaixonadas e fogosas do cronista estão Luiza Brunet, Camila Pitanga, Gisele Bundchen, Sabrina Sato, Isís Valverde, Marisa Monte, Thaís Araújo, Fernanda Lima, Juliana Paes, Débora Falabella, Cláudia Abreu, Lídia Brondi, Leandra Leal, Cleo Pires e Vera Fischer. Amores pop que Xico divide com as massas. “São as guias do erotismo e do afeto no país. São nossas artistas poderosas e nossos seres mitológicos. São a expressão das grandezas do Brasil e da brasilidade. Negras, morenas, loiras, mulatas, atlas, baixas, selvagens, ternas, gostosas, intelectuais, tímidas, loucas, clássicas, vanguardistas, jovens e eternas – são todas elas guardiãs de paraísos extraordinários”, declarou o escritor.
Destaques da Programação
Feira do Livro de Mossoró
Quarta, dia 3
15h30 – Oficina criação de brinquedos, com a arte-educadora Kacianni Ferreira
19h - “Minha vida dá um livro!”, com Lúcia Rocha e Durval Dantas
20h - “O fascínio das biografias”, com Lira Neto e José de Paiva Rebouças
Quinta, dia 4
16h - Sessão de autógrafos do livro “À Flor da Pele”, de Fátima Feitosa
19h - Sessão de autógrafos do livro “Contrapontos”, de Antônio Alvino
20h - Lançamento dos livros “É preciso ter sorte quando se está em guerra” (contos) e “A grande Pancada - crônicas do tempo do jazz”, ambos de Pablo Capistrano, e “Corpúsculo num plano” (contos) de Daniel Liberalino
20h – Debate “O Mundo Fantasmo”, com Bráulio Tavares e Kydelmir Dantas
Sexta, dia 5
16h - Sessão de autógrafos do livro “Perdão”, de Francisco Rodrigues
19h - Sessão de autógrafos do livro “Bicicletas de Papel”, de Dulce Cavalcante
20h – Debate “Um big papo”, com Xico Sá e Larissa Gabrielle
21h30 - Lançamento de “Não basta ser playboy. Tem que ser DJ!” de Carlos Fialho, e “O Carapuceiro” de Xico Sá
Sábado, dia 6
16h - Sessão de autógrafos do livro “Rock’n Roll”, de Ugo Monte
18h – Debate “Coronelismo e Cangaço”, Kydelmir Dantas, Geraldo Maia e Marcílio Lima
19h - Sessão de autógrafos do livro “Gozando, Rimando e Rindo”, de José Acaci
20h - Pocket show com Artur Soares
Domingo, dia 7
17h - Festival de Cordel e Recitais, com Antônio Francisco, Nildo da Pedra Branca e José Ribamar
19h – Recital de Chico Pedrosa
20h – Livro “Raízes do Chão Caboclo - retalhos da minha vida”, de Chico Pedrosa
* Fonte: Tribuna do Norte

Postar um comentário