A 16ª edição da Festa do Bode, ocorrida de 7 a 10 de agosto, foi uma das maiores dos últimos anos. Realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos, com a parceria do Governo do Estado e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), além de apoiadores, o evento foi sucesso em negócio e público.De acordo com o secretário da Agricultura e Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos, os organizadores, criadores, expositores e comerciantes mostraram a força da festa em termos de negócios e geração de emprego e renda. Segundo ele, superou todas as expectativas, ultrapassando a média de 2,5 milhões em negócios. “Esse resultado por si só já demonstra a dimensão do evento”, frisa o secretário.De 7 a 10 de agosto, o público pôde conferir uma série de atividades no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá (Mercado do Bode). Desfile de animais, leilão da “Terra da Liberdade”, torneio leiteiro, feira de artesanato, festival gastronômico e, ainda, o 1º Aerobode – uma das novidades da Festa que chamou a atenção do público – fizeram parte das atrações.“Estamos bastante satisfeitos com o balanço final da Festa do Bode. Criadores e expositores do Estado do Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste conseguiram mais uma vez demonstrar a força do segmento que, além do volume de negócios, conseguiu através dos cursos e seminários oportunizar a troca de experiência entre criadores de Mossoró e região”, destaca.A Prefeitura de Mossoró, principal responsável pela realização do evento, teve a preocupação de proporcionar atividades importantes que pudessem ser direcionadas ao público da zona rural de Mossoró, que teve a oportunidade de expor e comercializar seus rebanhos, movimentando a economia local e inserindo-os nos cursos e seminários para que estes pudessem reforçar suas experiências como criadores e, consequentemente, melhorar a qualidade de seus animais.
Entre os principais atrativos da festa, registrou-se o desfile dos animais. Ocasião em que foram expostos para julgamento, tendo como os principais critérios animais de excelente genética. A agricultura ressalta a importância da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região (Ascom), que conseguiu trazer para o parque de exposição todos os associados, envolvidos na ideia de interagir e fomentar a economia na área da ovinocultura e caprinocultura.“Inclusive quero registrar que conseguimos lotar todos os currais que haviam sido montados, sendo necessário providenciar outros para poder atender a demanda”, diz.
O sucesso do evento foi além dos negócios. Durante os quatro dias, o Centro de Comercialização de Animais registrou um grande público que foi para aproveitar as diversas atividades inseridas na programação, cada público com sua preferência. A exposição de animais em miniatura chamou atenção das crianças. Ao longo dos dias de festa, o centro foi espaço de visitação escolhido pelas escolas. O espaço da gastronomia também garantiu seu público. Os festivais gastronômicos, tanto o realizado em parceria com o Sebrae (sete restaurantes participando), quanto o realizado em parceria com a Ascom (pratos da zona rural), foram sucesso.Os espaços do palco interno e externo, que receberam as atrações artístico-culturais, também superou a expectativa de público. Repentistas, emboladores e declamadores e o tradicional forró pé-de-serra foram os responsáveis pela animação dos dias de festa.“As famílias mossoroenses tiveram um final de semana diferenciado. Proporcionamos uma programação com atrativos para todos os públicos, pois vemos a Festa do Bode como um evento que vai além da realização de negócios de animais, mas sim, que surge com proposta de emprego e renda e atrativos para que o público sinta interesse em visitar a festa”, ressalta.

Postar um comentário