Independência

Independencia banner

 Deu no Bom Dia Brasil da Rede Globo:

 Enquanto isso, faltam professores nas salas de aula. De acordo com secretaria de educação há um déficit de 200 professores na rede pública.


Enquanto faltam professores nas salas de aula, mais de 200 servidores da educação vinham recebendo salário sem trabalhar no Rio Grande do Norte.
Alunos fora de sala em horário de aula. "Está sem professor de matemática faz um mês já", conta Maiara Jerônimo, estudante. Em outra escola, o mesmo problema Ellen não tem aulas de duas disciplinas desde o início do ano. “Não explicam direito, mas parece que o professor está doente e a professora também está de licença maternidade”, diz Ellen Macedo, estudante.

“Só agora, há cerca de 15 dias, nós recebemos de matemática e de biologia. Continuamos sem história e sem inglês, que são duas licenças que não foram substituídas”, afirma Valmir Lopes, diretor da escola.
A Secretaria de Educação tem 27 mil funcionários, a maioria, professor. São 666 escolas no Rio Grande do Norte. De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Estadual de Educação existe um déficit de 200 professores na rede pública. O que poderia ser facilmente suprido se os professores, que não compareceram ao recadastramento, estivessem em sala de aula.

O censo educacional constatou, no início do ano, que 1,5 mil servidores não foram localizados pela secretaria. Foi dado um novo prazo para o recadastramento, que terminou na quinta-feira (24). Ao todo, 1.275 funcionários se apresentaram, mas, alguns ainda serão investigados; 225 sequer apareceram e vão ser exonerados por abandono de trabalho.
“É um prejuízo grande não só em termos de remuneração porque a gente, se tiver 500 desaparecidos, o custo/ano chega a R$ 3 milhões. Mas, é o prejuízo, principalmente, para o aluno que tem direito de ter professor em sala de aula”, ressalta Betânia Ramalho, secretária de educação/RN.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA