
A discussão entorno da municipalização do estágio Manoel Leonardo Nogueira, o ‘Nogueirão’, avançou na reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 14, na Secretaria Municipal de Administração.
Na ocasião, foram feitas duas deliberações: Uma equipe de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Habitação fará uma avaliação técnica do estádio; já a Secretaria Municipal de Esportes fará uma reunião com os filiados da Liga Desportiva Mossoroense (LDM) para avaliar questões relativas ao estádio. O último encontro está marcado para a próxima quarta-feira, 16, no Ginásio Pedro Ciarlini Neto, às 19h.
O objetivo da visita dos engenheiros ligados à Secretaria de Infraestrutura é verificar a estrutura física do estádio para, posteriormente, ser colocado no relatório, que será avaliado pelo Conselho Econômico e Administrativo do Município.
Quanto à reunião, o secretário municipal de Esportes, Abraão Dutra, se encontrará com os 14 membros da LDM para discutir a municipalização do estádio e questões relativas ao interesse da LDM em municipalizar o Nogueirão. “Caso seja viável, pretendemos transformar o Nogueirão em uma grande praça de esportes, mas, deixando claro que ainda precisamos verificar se a municipalização é possível”, diz.
De acordo com o presidente da LDM, Francisco Bráz, a Liga possui uma dívida entorno de R$ 600 mil. “A LDM quer, sim, a municipalização. Essa decisão já foi tomada entre os membros. O próximo passo será a reunião dos 14 membros com o secretário para falar sobre esse nosso interesse na municipalização”, frisa.
Segundo a procuradora geral do município, Vânia Furtado, é necessário que a LDM entregue um documento, por escrito, ao Município, relatando o interesse de municipalizar o estádio para as discussões avançarem. “A partir da resolução dessas questões burocráticas, poderemos analisar a viabilidade em tornar o estádio um órgão do Município”, fala.

A secretária municipal de Administração, Glaudionora Silveira, relatou que o próximo passo, após a reunião dos membros da LDM com o secretário de Esportes e a avaliação técnica dos engenheiros, será levar a discussão para o Conselho Econômico e Administrativo, órgão que decidirá se é viável tornar o estádio parte do Município. “As discussões se dão de forma coletiva. Quem irá deliberar sobre a municipalização será o conselho. O prefeito Francisco José Júnior pediu que o conselho avaliasse para, posteriormente, o poder Executivo municipal tomar a decisão”, acrescenta a secretária.
Durante a reunião, a secretária de Administração ainda mostrou o relatório prévio realizado pelo Conselho Econômico. Segundo ela, mesmo com a última decisão do Poder Judiciário de leiloar o estádio, o poder Executivo Municipal continuará demonstrando interesse na municipalização. “Nós fizemos um mapeamento do Nogueirão com laudo do Corpo de Bombeiros, contendo questões trabalhistas e estruturais, mas a discussão foi ainda mais amadurecida a partir dos encaminhamentos feitos nesta reunião”, frisa.

A secretária ainda acrescenta que caso o projeto de municipalização seja aprovado no Conselho Econômico e Administrativo, o documento será enviado para apreciação da Câmara Municipal de Mossoró. Estiveram presentes na reunião, a secretária municipal de Administração, Glaudionora Silveira, o secretário municipal de Esportes, Abraão Dutra, o presidente da LDM, Francisco Bráz, o assessor jurídico da LDM, José Carlos, o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, José Couto Filho, e a procuradora-geral do município, Vânia Furtado.

Postar um comentário