Já está tudo pronto para a 15ª edição da Festa do Bode que começa nesta quinta-feira, dia 8, e segue até o dia 11 de agosto, no Parque de Exposição Armando Buá. A abertura oficial será realizada às 20h, no Espaço da Gastronomia do Parque. Promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a Festa é considerada o maior evento especializado da ovinocaprinocultura do Rio Grande do Norte e este ano de 2013 trará como tema principal a abordagem para os agricultores “sustentabilidade no semi-árido”.
O evento é voltado para a valorização da Agricultura Familiar, além da realização de cursos, oficinas e seminários para a cadeia produtiva da caprinovinocultura e apícola. A programação garante ainda concurso de produtos regionais, o torneio leiteiro com cabras da região e o concurso conhecido como ‘bode tarado’, para avaliar as qualidades reprodutoras dos animais.
A Festa do Bode conta com a participação de criadores de vários estados no Nordeste e promove um intercâmbio de informações, tanto na área de pesquisa e genética quanto no mercado comercial. A Exposição de Caprinos e Ovinos do Oeste Potiguar e a Exposição Nacional de Bovinos. Est ão sendo esperados 1500 animais para a exposição deste ano.
Em uma estrutura montada exclusivamente para o Torneio Leiteiro Caprino, os criadores de cabras disputarão em duas modalidades distintas: cabras puras e cabras mestiças. A estimativa é que aproximadamente 30 animais de diversos estados participarão do torneio.
Dentro da programação da Festa, acontece a 5ª edição do Oeste Leite – Circuito Oestano de Integração da Cadeia Produtiva Leiteira, com o objetivo principal de integrar definitivamente o trabalho realizado na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, pelos agricultores familiares do município, no circuito estadual de eventos agropecuários.
As instituições financeiras também estarão presentes no evento com linhas de crédito para fomentar a atividade da caprinovinocultura na Feira de Investimentos e Negócios. Ainda acontecerá o X Leilão Terra da Liberdade, sendo uma atividade já consolidada como a melhor forma de aquisição de animais de boa qualidade. O Leilão terá 60 lotes de ovinos, caprinos e bovinos.
Complementando as atividades da festa ainda terá cursos, palestras e seminários com o tema voltado para desenvolvimento do trabalho rural, que, antes mesmo de a festa começar, já estava sendo promovido. Na segunda e terça-feira, por exemplo, foi ministrado o curso de Técnicas de controle parasitário com ênfase no método Famacha, com o professor Marcelo Molento, da Universidade Federal do Paraná.
Segundo o subsecretário municipal do Desenvolvimento Rural, Betinho Rosado Segundo, esse é um momento de capacitação dos produtores. “Uma programação específica f oi elaborada para esse público de forma a repassar a parte prática e teórica de importantes temas da área como o plantio e manejo de palma adensada, beneficiamento de carne caprina e ovina e manejo de caprinos e ovinos”, explica o titular da pasta.
Gastronomia – Um dos destaques para este ano é o Festival Gastronômico. A prefeita Cláudia Regina fechou no começo de junho uma parceria com a direção estadual do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (SEBRAE) para a capacitação dos profissionais de restaurantes para elaborar pratos cujo elemento principal são ovinos, caprinos e as frutas típicas da nossa região.

Postar um comentário