Governo RN

 



A Câmara Municipal de Mossoró realiza nesta sexta-feira (24), às 15h, uma audiência pública para debater a situação dos moradores que vivem às margens do Rio Mossoró, (ribeirinhos).  A proposição da audiência é do vereador Tassyo Mardonny (PSDB), e tem como finalidade debater uma determinação do IDEMA, de novembro de 2012, baseado em uma lei federal antiga, que aumentou a área de proteção ambiental, limitando moradores de ter acesso às margens do Rio.
Para o vereador, a determinação prejudica moradores ribeirinhos de baixa renda, que dependem e tiram o sustento do rio, e não tem outras fontes alternativas de sobrevivência. Um dos pontos levantados pelo vereador foi a questão do Novo Código Florestal, que não vigora nesta determinação. “Essa sanção que foi dada aos ribeirinhos, foi baseada em uma lei antiga, e que hoje, a que vigora, já é uma lei nova. O Código Florestal foi renovado. Um dos objetivos é adequar essa lei, e educar os ribeirinhos para o conhecimento de seus direitos e deveres”, explicou Tassyo.
Foram convidados para o evento, autoridades políticas, membros do IDEMA, Promotoria de Justiça, ambientalistas e ruralistas. O ambientalista e radialista Chiquinho de Jaime, será um dos palestrantes, e vai falar sobre a importância dos ribeirinhos na sociedade. O deputado Betinho Rosado, defensor do povo ruralista, também será um dos participantes do debate. 
"Diante dessa situação em que vivem os ribeirinhos, assolados com a seca que atinge nossa região há mais de dois anos, vimos à necessidade de reunir autoridades e representantes dos moradores, para em fim, realizar um debate, com o objetivo de chegar a um consenso, evitando prejudicar famílias que tiram do Rio o seu único sustento", disse o vereador.
Para Tassyo, uma das metas da audiência é prevalecer à lei, e que se mantenha a convivência e harmonia com os ribeirinhos. "Nosso mandato reforça o convite para a sociedade em geral, em especial aos ribeirinhos pela importância do tema levantado, pelo debate e para a chegada de uma solução em comum para o bem da sociedade", finaliza.
O evento acontecerá na sala de Sessões da Câmara Municipal de Mossoró, na sexta-feira (24), a partir das 15h, e será aberto ao público em geral.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA