Governo RN

 


A Prefeitura de Mossoró apresentou, nesta quinta-feira, 11, o Plano Municipal de Enfrentamento à Seca, com detalhamento das ações que serão tomadas para minimizar os efeitos da estiagem no município. A reunião foi conduzida pela prefeita Cláudia Regina, presidente do Conselho da Defesa Civil, membros do Conselho, auxiliares da administração e vereadores.

“Conforme foi combinado, estamos expondo o plano de enfrentamento que é dividido em cinco eixos de atuação e receberá cerca de R$ 5 milhões em investimentos por parte do mun icípio”, declarou a prefeita, enfatizando a relevância das parcerias na execução do programa.

O Plano de Enfrentamento conta com cinco eixos: ampliação e/ou recuperação de fontes de água; acesso, distribuição e gestão da água; organização e capacitação das famílias do campo; fomento a produção rural; comercialização, geração de renda no campo e sustentabilidade. O subsecretário do Desenvolvimento Rural, Betinho Segundo, detalhou todas as atividades que serão implementadas.

Entre as ações, estão a perfuração de 30 poços semi-artesianos, instalação de 30 dessalinizadores de água e manutenção dos sistemas já existentes, recuperação de 50 poços artesianos e desobstru&cce dil;ão de 40 poços na zona rural. Também está incluso no plano um investimento de 1,2 milhão para desenvolvimento de projetos de irrigação, contemplando as margens do Rio do Carmo, Rio Apodi-Mossoró e poços com potencial irrigante.

O subsecretário enfatizou que, além de fornecer os recursos básicos para a vida e produção no campo, é preciso organizar as comunidades, oferecer capacitações e formas de comercialização dos produtos. Por isso, diversas ações também serão implantadas para capacitar os agricultores e gerar renda na zona rural.


Depois da aprovação do plano por parte dos membros da Defesa Civil, a prefeita Cláudia Regina pediu agilidade na execução das atividades. A gestora informou que, na próxima semana, estará em audiência em Bras ília e entregará o Plano de Enfrentamento a Seca, para que os recursos federais disponibilizados para os municípios sejam liberados com mais rapidez.

“Buscamos soluções concretas e urgentes para os problemas e contamos com a colaboração dos vereadores, da Defesa Civil e de toda a sociedade para melhorar a qualidade de vida do homem do campo e fomentar a produção e o desenvolvimento sustentável”, concluiu a prefeita.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA