O Alto Oeste potiguar é uma das regiões que se encontram em situação crítica no que diz respeito ao volume dos reservatórios, sendo que alguns se encontram com capacidade bem inferior ao normal. É o caso do açude de Lucrécia, que abastece as cidades de Lucrécia, Martins e Antônio Martins (15 mil hab.). Este reservatório está com apenas 16% de seu volume total que é de 24 milhões de metros cúbicos de água.
Já na região da tromba do elefante, a preocupação é com a Barragem de Pau dos Ferros, que está com apenas 21,50% de sua capacidade total que é de 54 milhões de metros cúbicos de água. Os moradores do município (27,5 mil habitantes) já estão reclamando que a água apresenta odor desagradável. Além de Pau dos Ferros, esta barragem também abastece as cidades São Francisco do Oeste e Rafael Fernandes (9 mil hab.).
Reclamações também são constantes nos municípios de Pilões e Serrinha dos Pintos. As duas ficaram sem água há duas semanas. A situação mais crítica é Luis Gomes, que está sem água há 452 dias. O açude que abastece esta cidade secou em 2011 e a população de 10,5 mil habitantes está sendo abastecida através de carro pipa desde então.
Conforme Gilberto Jales, o racionamento de água deve ser iniciado nos municípios de Alexandria e São Miguel, com a suspensão do fornecimento de água em alguns dias da semana. O secretário afirma que não é uma situação ideal, mas necessária. Maiores detalhes do racionamento deverão ser discutidos em reunião nesta quarta-feira, 09.
Ao Defato.com, Gilberto Jales destacou que, em se tratando do Oeste do RN, aguarda a conclusão das duas etapas do Sistema Adutor do Alto Oeste para amenizar a situação. A primeira etapa desta adutora é abastecida pela Barragem de Santa Cruz, que está com 58% de sua capacidade total de 600 milhões de metros cúbicos, e a segunda etapa será alimentada com água da barragem de Pau dos Ferros, que está quase seca.
Na reunião que será realizada nesta quarta-feira (9) na SEMARH serão discutidas também estratégias de trabalho para abastecer as regiões Seridó e Central.
*Geilson Fernandes e Cézar Alves/Da Redação De Fato.Com
Postar um comentário