Livraria Independência

Independencia banner


Foto: Marcos Garcia
Alunos escrevem mensagens na parede do GEO

Após 20 anos atuando em Mossoró, o Colégio Geo Garcia e Brito anunciou nesta sexta-feira que está fechando as portas. O principal motivo apontado pelos diretores foi a alta taxa de inadimplência dos alunos, que chegou a 50%, além do aluguel do terreno, que passou de R$ 4.700,00 para R$ 12.000,00, impossibilitando assim o pagamento das despesas do centro de educação.

A despedida dos alunos juntamente com professores e funcionários aconteceu nesta sexta-feira, ao final da realização da última etapa de provas. Na parede, vários recados com agradecimentos foram deixados pelos alunos, um deles dizia: 'No Geo, fizemos amigos, irmãs, Deus nos abençoou. Amo vocês', escreveram alunos do ensino fundamental.

Se o sentimento de tristeza era nítido no rosto de quem está deixando o colégio, o mesmo é demonstrado pelos ex-alunos através das redes sociais - Twitter e Facebook.

"O GEO teve extrema importância na minha vida social, uma vez que lá sempre houve uma boa relação entre funcionários e alunos. Essa proximidade dos estudantes com os funcionários, desde faxineiros à diretores é muito importante para a formação de um bom caráter do aluno. Nos dias de hoje essa qualidade na relação entre funcionários e estudantes nas escolas está se perdendo, e o Geo conseguiu resgatar isso. Posso dizer que o Geo me ajudou a me sentir bem nesses momentos finais e com tranquilidade eu passei no meu primeiro vestibular", relatou Paulo Maia, que concluiu o Ensino Médio no GEO no ano de 2010 e hoje cursa Biotecnologia na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

O colégio possuía salas desde o maternal até o ensino médio e era considerado uma das referências na educação mossoroense. Se optasse, o aluno poderia deixar o Geo apenas quando fosse ingressar em alguma universidade. Allison Moura, aluno de Ciência e Tecnologia da UFERSA, reconheceu o papel educacional da escola na sua vida.

"Foi lá onde eu cresci, onde eu comecei a aprender como a vida realmente funciona, foi onde eu encontrei meus amigos e onde eu descobri algo que eu gosto de fazer. Passei muitos momentos marcantes da minha vida no Geo, onde eu me encontrei como pessoa", frisou.

Felipe Nogueira estudou no Geo desde o Fundamental I e concluiu o ensino médio no ano passado. Prestou vestibular para Direito e foi aprovado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

"Não é fácil descrever a importância gerada por este colégio para o meu crescimento pessoal/profissional, não apenas devido aos vários anos de vínculo institucional que nos ligava e sim a sua influência por toda a minha vida, na qual eu aplico diversos valores que aprendi neste colégio. como Dean William relatou: 'O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores'. Ademais, vale salientar a importância de Tia Marta, pois, ela é uma pessoa que  sempre encurtou a distância entre a direção e os alunos, uma vez dando conselhos e outras vezes recebendo, e vale ressaltar que sempre vinha com um abraço sincero", descreveu.

Através do facebook, Marta Garcia, uma das proprietárias, publicou uma frase enfatizando a importância do colégio em sua vida. "Juntos já nascemos fortes! Juntos já nascemos felizes! Senhor, senhoras, senhoritas, juntos somos GEO eternamente!", exaltou.

Dom Bosco
O anúncio aos estudantes que o colégio iria fechar as portas devido a problemas internos foi feito há cerca de um mês pelos proprietários Sávio Garcia e Marta Garcia. Uma possível junção do Geo com o Dom Bosco foi cogitada, chegando muito perto das partes entrarem em acordo. Entretanto, não foi possível o acerto.
"O proprietário do Dom Bosco gostou da ideia, estava quase tudo certo, mas depois não foi possível entrar em acordo", explicou Daniel Garcia, um dos filhos dos donos do GEO.

Sobre a reação dos alunos de escreverem na parede, Daniel afirmou que a iniciativa partiu deles. "Eles começaram a escrever e decidimos não proibir. O colégio vai fechar e foi a forma que eles encontraram de homenagear o Geo", finalizou.

*Ramon Nobre/Da Redação De fato.com

Nota do Blog: conforme antecipamos, o Geo Mossoró fecha suas portas e acende a luz amarela dos estabelecimentos particulares de ensino na cidade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA