Detran

 





O evento "No Pingo da Mei Dia" que abre oficilamente o Mossoró Cidade Junina, se revestiu de todo o sucesso nesta edição de 2012, tomando uma forma de gigantismo que o tornará em um futuro muito próximo o ponto alto dos nossos festejos de junho.
Se já não o for, pelo menos no aspecto turístico decorrente diferencial turístico que apresenta em relação a outras praças como Campina Grande e Caruarú.
No entantanto um aspecto deve ser levado em conta pelos organizadores.
A possível descaracterização do evento no que tange o seu objetivo principal e originário que é o de presevar as nossas tradições. Seja na parte musical, seja no vestuário e decoração, como também, na integração entre os vários bairrros e quadrilhas que os representam
Não esqueçamos que o "No Pingo da Mei Dia" naseceu da idéia do professor Gonzaga Chimbinho com a criação do Comboio Junino, onde carroças puxadas por jumentos (uma tradiçaõ no transporte de outrora) viraram "carros alegóricos" à desflar pelas ruas da cidade  e anunciavam o começo do grande São João de Mossoró e seu Concurso de Quadrilhas.
Hoje, o evento recebeu o toque Cult do chefe de gabinete Gustavo Rosado, que deu8 a ele ares de mega-evento, reconheça-se.
Mas, junto com o crescimento, veio o inchaço e os famigerados "Paredões" em alto e péssimo som a tocar os modismo comuns nas "Tocas dos Vaqueiros" da vida. Pior ainda tinha deles incluindo em seu "repertório" uma espécie de Flash Back dos esgotos: "Dói, umtapinha não dói...". E por aí vaí!
Tudo com a permissibilidade da polícia ambiental que até bem pouco havia trancaviado por 15 dias instrumentos musicais que produziam músicas de boa qualidade e de forma audível no palco da Praça de Convivência
Ou seja quem quisesse ouvir à distancia um forró pé de serrra ou uma música do Gonzagão, que até rolava em algum momento na programação, mas totalmente ofuscada pelo som dominate dos paredões (aarrrggghhhh!!).
Corre-se o risco mesmo de ver um evento que nasce para preservar às nossas tradições ser jogado na vala comum dos movimentos "Maria Vai Com as Outras", que tem a "produção" de uma juventude que quer ditar o rítmo daquilo que se ouve. Isso mesmo, "A Ditadura do Som" se instalou "No Pingo da Mei Dia, também, com o "apoio" de quem assim permite.
Não esqueçamos, disto, já que não mais nos é permitido sermos ouvidos.





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA