Detran

 





A prefeita Fafá Rosado e a governadora Rosalba Ciarlini irão a Brasília quinta-feira, dia 19 de abril, para uma audiência no Ministério da Aeronáutica, a fim de encontrar uma solução para os efeitos da portaria 256, que impôs restrições técnicas ao funcionamento do aeroporto Dix-sept Rosado. A medida técnico-administrativa trouxe sérios entraves para o desenvolvimento econômico do município, produzindo uma grave crise no setor da construção civil.

A portaria relaciona 44 obstáculos para o funcionamento do aeroporto, restringindo novas edificações num raio de quatro quilômetros em torno do aeroporto, com prejuízos para a construção civil. A crise nesse setor foi discutid a numa audiência de representantes da sociedade civil com a governadora Rosalba Ciarlini, nesta terça-feira (9), na Governadoria, em Natal. “Dia 19 termos de encontrar uma solução; Mossoró não pode ser penalizada”, disse a governadora.

No encontro com dirigentes do Sinduscom (Sindicato da Construção Civil), do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, da Câmara de Dirigentes Lojistas, do Sindivarejo, entre outros setores, a governadora Rosalba Ciarlini antecipou das autoridades do Ministério da Aeronáutica uma resposta ao Plano Específico de operação do Aeroporto Dix-sept Rosado, elaborado pelo atual Governo do Estado, e que já foi enviado para a apreciação do referido órgão ministerial.

A governadora explicou que o plano elaborado pelo governo propõe a operacionalização do aeroporto nos parâmetros anteriores as restrições da portaria 256. O estudo prevê a construção de 300 metros de pista, recuando a cabeceira principal do aeroporto, modificando a área de abrangência de operação de voos e, com isso, liderando novas  edificações em áreas do bairro Nova Betânia e imediações, hoje sob efeitos da portaria emitida pela Aeronáutica/Anac.

Citando o pleito apresentado pelos representantes da construção civil presentes à audiência, a governadora declarou ser favorável a um novo aeroporto. “Concordo plenamente. Agora enquanto esse projeto de longo prazo não é viabilizado, vamos trabalhar que o aeroporto atual funcione em boas condições. Chegou a hora. Vamos todos a Brasília, dia 19, e, unidos, buscar uma saída para esse impasse, de forma que Mossoró não seja mais prejudica”, conclamou Rosalba.

A prefeita Fafá Rosado confirmou sua participação da audiência de Brasília. “Vamos a essa audiência com a convicção que teremos uma solução para esse problema, que afeta a construção civil e emperra o desenvolvimento da nossa Cidade”, avisou a prefeita. O presidente do Sinduscom, Weber Siqueira, reconheceu o papel da prefeita e da governadora na luta dos empresários, ressaltando que elas dotaram Mossoró de infraestrutura que impulsionaram a construção civil.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Ivonildo Monteiro, cerca de 1.100 trabalhadores já perderam seus empregos em decorrência das restrições de novos empreendimentos imobiliários na área de abrangência da portaria da Ae ronáutica. “São 600 desempregados somente este ano”, revelou. Dezenas de novos projetos estão sendo engavetados, diante das normas restritivas da Aeronáutica.

Presenças – Participaram da audiência, representado o Estado, a secretária de Obras, Kátia Pinto, e o Chefe de Gabinete, Anselmo Carvalho. Pelo município, estiveram no encontro o secretário de Desenvolvimento Territorial Ambiental, Alexandre Lopes, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilson Brasil. O deputado estadual Leonardo Nogueira, presente na audiência, fará um pronunciamento nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa, sobre o impasse do aeroporto.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA