Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, esta semana, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) alertou que as dificuldades do Itep em Mossoró travam a segurança pública na cidade, e cobrou do Governo do Estado mais investimento em estrutura e pessoal.
Ela advertiu que o Itep não consegue atender a demanda de procedimentos, como laudos técnicos para investigações policiais, o que emperra inquéritos e inviabiliza denúncias à Justiça. Assim, averiguações ficam inconclusas, suspeitos não são denunciados.
“Com isso, impera a impunidade e a violência avança em Mossoró, pois os criminosos agem quase na certeza de que não serão punidos”, lamentou a deputada, defendendo aprovação do Estatuto do Itep para começar a mudar a realidade do órgão.
Avanço
Em tramitação no Governo, o regulamento moderniza o Itep, aumentando quadro de pessoal e reorganizando o modelo de gestão, adequando o órgão à atual realidade. Larissa pediu que o Estatuto seja enviado para aprovação na Assembleia o quanto antes.
A deputada defendeu ainda regularização de servidores relotados, maioria no Itep; criação de laboratórios de DNA; núcleos de perícia criminal nos municípios para desafogar Mossoró, lamentando que, no último final de semana, não havia médico legista de plantão.
“É inadmissível que a estrutura do Itep continue igual há anos, sem dar resposta à escalada de violência que aterroriza Mossoró. Enquanto o Itep não funcionar bem, não conseguiremos resolver o problema da violência na nossa cidade”, concluiu.
*Assessoria de Comunicação
Allan Erick - Interino
Economista e publicitário com mais de 30 anos de atuação. Política, economia, esportes, marketing, publicidade etc

Postar um comentário