Waldomiro Morais, Presidente do PT local
De acordo com o presidente do diretório local do PT, Valdomiro Morais, a Executiva municipal recebeu um documento que foi assinado por ele e outros diversos membros do Movimento PT para que a discussão em torno da possível candidatura do reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professor Josivan Barbosa de Menezes, à Prefeitura de Mossoró ou a formação de aliança com outro partido possa ser prorrogada. "Não estamos contra A ou B, só achamos que a decisão sobre ter candidatura própria ou se coligar com outro partido deve ser mais debatida. Por isso, optamos em acatar o pedido feito pela corrente Movimento PT", disse o presidente.
Segundo ele até o final da semana será agendada a data da plenária que vai decidir se o PT terá candidato ou se coliga com outro partido. Desta forma, o pré-candidato do PT, reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, terá 28 dias pela frente, para tentar unificar o partido ou partir para uma eleição interna em que precisará da maioria dos votos dos militantes.
A corrente, Movimento PT, liderada no Rio Grande do Norte pela deputada federal Fátima Bezerra tem em Mossoró a liderança da professora Socorro Batista. A decisão foi tomada ontem, mas o resultado não foi anunciado. A reportagem tentou conversar com Socorro Batista e conta com o apoio de Valdomiro Morais e o professor Rômulo Arnoud entre outros.
Nos últimos dias o Movimento PT vinha dando claros sinais de que não iria respaldar a candidatura de Josivan Barbosa deixando claro que tem preferência pelo apoio do PT a candidatura da deputada estadual Larissa Rosado, pré-candidata do PSB a prefeita de Mossoró.
Em contato com o Correio da Tarde, Socorro Batista chegou a afirmar que Larissa Rosado apresentava maior poder de unir lideranças de outros partidos que Josivan Barbosa.
Josivan diz que vencerá plenária e será candidato a prefeito
Ao tomar conhecimento sobre a decisão da líder da corrente "Movimento PT" em Mossoró, em levar a decisão sobre a sua candidatura a prefeito de Mossoró para uma plenária que deverá ocorrer em cerca de 28 dias, o reitor da Ufersa Josivan Barbosa disse que vai participar da plenária e vai vencer mais essa disputa. "Vou participar e vencer a plenária. Não serei candidato a vice-prefeito como alguns desejam", disse o reitor.
Embora não semana passado tenha dito que existe unanimidade dentro do PT com relação a sua candidatura, Josivan foi obrigado a reconheceu que existe discordância em torno de seu nome no PT. "Infelizmente algumas pessoas pensam diferente com relação ao nosso projeto, mas a maioria dos filiados do PT é a favor. Por isso, estou tranqüilo", acrescentou.
Ele disse que pelo fato do PT ser um partido democrático, as coisas estão seguindo seu curso normal, e ele espera que os militantes que hoje são contrários ao seu nome possam, até a realização da plenária mudar esse pensamento, passando a apoiar seu projeto.
Rútilo Coelho pode se unir ao PPS, PRB e PCdo B no apoio a Larissa
Apesar da confiança de Josivan Barbosa em ter seu nome confirmado como candidato do PT, ele ainda terá uma longa jornada pela frente e também poderá ficar sem o apoio do PDT, presidido pelo empresário Rútilo Coelho.
No final de semana lideres do PPS, PRP, PC do B e PDT se reuniram e poderão até formar um grupo de apoio ao nome da deputada estadual, Larissa Rosado pré-candidata do PSB.
O PPS, PRB e PCdoB, já teriam firmado o acordo, e aguardam apenas a decisão sobre o apoio ou não do PDT, comandado pelo empresário Rútilo Coelho que não estaria contente com a decisão da corrente Movimento PT que tenta a todo custo impedir a candidatura de Josivan Barbosa.
Com essa decisão o grupo do PPS, PRB e PCdoB consegue se fortalecer e apresentar argumentos para tentar conversar o PDT. O objetivo desses partidos, é formar um amplo arco de apoios ao nome da deputada estadual Larissa Rosado, para prefeito de Mossoró que inegavelmente consegue aglutinar mais líderes do que o reitor da Ufersa.
* Transcrito do Correio da Tarde
Allan Erick - Interino
Economista e publicitário com mais de 30 anos de atuação. Política, economia, esportes, marketing, publicidade etc


Postar um comentário