Independência

Independencia banner

 


Uma estagiária do gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski agiu como informante do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, de acordo com mensagens coletadas pela Polícia Federal e obtidas pela Folha de S.Paulo. Allan é investigado em 2 inquéritos do STF.

As mensagens foram obtidas pela PF por meio da quebra de sigilo telefônico e estão presentes no relatório da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado. O documento reúne conversas entre Allan dos Santos e Tatiana Garcia Bressan que datam de 23 de outubro de 2018 a 31 de março de 2020. Tatiana estagiou no gabinete de Lewandowski de 19 de julho de 2017 a 20 de janeiro de 2019.

Allan dos Santos é investigado nos inquéritos das Fake News e dos atos antidemocráticos.

O contato inicial é realizado por Tatiana, que fala com o blogueiro demonstrando interesse em trabalhar na equipe da deputada Bia Kicis (PSL-DF). Na 1ª conversa, ela diz que é estagiária de Lewandowski. “Fique como nossa informante lá”, escreveu Allan dos Santos. A estagiária então respondeu: “Será uma honra. Estou lá kkk”.

No mesmo diálogo, o blogueiro questionou a Tatiana o que ela via de mais “espantoso” no gabinete. A estagiária disse que os ministros do STF “decidem o que querem e como querem”. “Algumas decisões são modificadas porque alguém importante liga para o ministro”, disse Tatiana no complemento à resposta.

Tatiana Garcia Bressan disse à Folha de S. Paulo que nunca atuou como informante de Allan dos Santos. Segundo ela, a ligação com o blogueiro se deu porque ambos foram alunos do escritor Olavo de Carvalho. Ela disse que entrou em contato com Allan porque queria um emprego.

‘MOVIMENTO DE 64’

A ex-estagiária de Lewandowski disse também que o general Eduardo Villas Bôas “têm trânsito com quase todos os ministros”. Segundo ela, no diálogo com Allan dos Santos, quando o ex-comandante do Exército liga para Lewandowski, o ministro atende “prontamente”. “Vc sabe que o Villas Boas botou um general pra trabalhar junto com o Toffoli [ministro Dias Toffoli] na presidência, né?”, escreveu Tatiana.

Ainda de acordo com Tatiana, “Toffoli nem fala mais em ditadura de 64. Fala em ‘movimento de 64’”.

Nas mensagens, a ex-estagiária afirma que Lewandowski iria ser o responsável por soltar o ex-presidente Lula. O petista saiu da cadeia em novembro de 2019 depois de uma decisão do STF proibir a prisão imediata depois de condenação em 2ª instância.

“Tenho pra mim q quem soltará o Lula será o Lewandowski porque com a última decisão nos autos da reclamação q a defesa ajuizou em nome do próprio lula, pedindo q ele pudesse conceder entrevista p/ quem quisesse)….. como esse decisão foi a primeira envolvendo a execução da pena do lula, tornou o Lewa prevento para futuras decisões envolvendo a execução da pena dele”, disse Tatiana.

Nas mensagens, Tatiana também diz a Allan que criou um outro perfil em rede social, com o usuário @visittabb, porque estava proibida de realizar postagens de cunho político na internet.

LEWANDOWSKI

O gabinete do ministro Lewandowski afirmou, em nota, à Folha de S. Paulo que todas as decisões proferidas por ele “têm fundamentação constitucional e a eventual modificação delas ocorre por meio de recursos cabíveis, apresentados nos autos e julgados individual ou coletivamente”.

Ainda de acordo com a nota, “Lewandowski atende os telefonemas institucionais, principalmente vindos de autoridades da República. Na época mencionada, o general Villas Bôas era comandante do Exército Brasileiro”. O gabinete informou que a seleção de estagiários ocorre sob supervisão da Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal.

Poder 360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo