Cacim

Print

 

Um relatório divulgado na sexta-feira (3) pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN aponta que a vacinação tem sido o principal fator responsável pela redução sustentada dos casos moderados e graves da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

Esse efeito pode ser observado pela redução dos pedidos por internações, seja em leitos clínicos ou de UTI, após o início da vacinação.

Entre 31 de maio de 2021 até a 0h desta quinta-feira (2), houve uma queda de 87% na média móvel dos pedidos por internações em todo o RN. De acordo com o relatório, o dado mostra que a pandemia da Covid está sob controle no estado. Até esta quinta, RN registrou um total de 23.516 internações.

Durante a fase mais crítica da pandemia, o RN chegou a disponibilizar 411 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes diagnosticados com Covid. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos Covid no estado é de 32%, e não há pacientes aguardando a disponibilização de leitos na fila de regulação.

As pessoas que tomaram a primeira e a segunda dose da vacina contra Covid e estão internadas representam 0,05% e 0,08%, respectivamente, do número total de vacinados. "Uma taxa muito baixa, o que demonstra a efetividade da imunização sobre o número de internações. Aparentemente, o valor percentual dos pacientes que tomaram a D2 é levemente maior. Todavia, neste momento, isso nos parece natural, uma vez que em relação ao total de vacinados com D1, o total de vacinados com D2 representa cerca de 44%. Quanto mais pessoas tomarem a D2, menores serão as chances dessas serem contaminadas e evoluírem para um quadro clínico com necessidade de internação", diz o relatório.

Em relação aos óbitos entre os pacientes vacinados internados, esse fator também pode ser considerado muito baixo entre os pacientes com a D1 (0,02%) e D2 (0,03%).

Com relação aos idosos (a partir dos 60 anos), é possível verificar também que o número de vacinados internados pode ser considerado baixo (0,21%). Esse número é ainda mais reduzido em relação ao idoso que tomou a D2 (0,16%). Quanto a óbitos, o índice de idosos vacinados é percentualmente muito baixo, especialmente para os que tomaram a D2 (0,05%).

"Cumprir o ciclo vacinal é fundamental para melhorar a proteção do indivíduo. Como o percentual de idosos com a D2 é maior, pois foi o grupo que primeiro se imunizou, os dados já estão mais normalizados, assim, percebem-se, de forma mais efetiva, os efeitos da D2", diz o relatório.

No RN, apenas um óbito foi registrado entre a população não idosa internada e totalmente imunizada, representando 0,41% do total de pacientes vacinados. Segundo o relatório, 44,4% dos óbitos ocorreram em pacientes com 80 anos ou mais e, em 71% dos casos fatais, os pacientes tinham 75 anos ou mais.

Vacinação

O Rio Grande do Norte alcançou uma marca importante no processo de imunização quando chegou aos 80% de sua população adulta com a primeira dose da vacina contra Covid.

Segundo análises feitas sobre os dados disponibilizados pelo estado, a expectativa é de que, ainda no mês de setembro de 2021, o RN tenha mais de 50% de sua população adulta totalmente imunizada (com duas doses da vacina ou com a vacina de dose única).

"É fundamental que os municípios realizem, com o estado, a busca ativa das pessoas que ainda não tomaram a primeira dose ou que não foram ainda tomar a segunda dose. É importante criar canais e planos de comunicação que reforcem esses pontos, além de elaborar campanhas que estimulem a imunização, como tem ocorrido recentemente no comércio em Natal, o qual têm oferecido descontos promocionais para quem tiver tomado a vacina contra a covid-19", destaca o relatório.

G1/RN



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum