Independência

Independencia banner

 

A CPI da Covid antecipou para esta quinta-feira (1) a oitiva de Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que disse ter recebido proposta de propina do Ministério da Saúde para intermediar a compra de vacinas AstraZeneca.

A denúncia feita pela Folha de S. Paulo aponta que Luiz Paulo é representante da Davati Medical Supply, que confirmou a oferta de 400 milhões de doses de vacina ao Ministério da Saúde. Em nota, no entanto, a empresa disse que o único representante credenciado da Davati no Brasil, é Christiano Alberto Carvalho, que compareceu ao Ministério da Saúde para tratar sobre a possível negociação de compra de imunizantes.

A empresa diz ainda que Luiz Paulo Dominguetti Pereira "não possui vínculo empregatício com a Davati, atuando como vendedor autônomo". E que "apenas intermediou a negociação da empresa com o governo, apresentando o senhor Roberto Dias".

Depoimento

Luiz Paulo Dominguetti Pereira disse na CPI que atua em nome da Davati desde janeiro, mas que foi referendado como intermediário em abril de 2021 com anuência do CEO da empresa, Cristiano Carvalho. Luiz Paulo afirmou ainda ter feito três reuniões com o Ministério da Saúde em nome da empresa.

"Fui apresentado ao diretor de logística do Ministério da Saúde pelo coronel Marcelo Blanco". "Ele já vinha fazendo as tratativas entre a Davati e o Roberto Dias. Eu não o conhecia e não tinha tido nenhum contato com ele".

Luiz Paulo foi apresentado a coronel Blanco por meio de um empresário nomeado por ele de Odilon, que atua no mercado farmacêutico.

O representante voltou a afirmar informação dada à Folha de S. Paulo, que o encontro com Roberto Dias aconteceu no dia 25 de fevereiro em um restaurante de Brasília. "Quando eu cheguei, o coronel já estava no restaurante", disse. Luiz Paulo afirmou ainda que além deles e de Roberto Dias, havia um empresário, sem citar seu nome.

As doses, de acordo com Luiz Paulo, foram negociadas em um primeiro momento a U$3,50, sendo U$ 1 de propina.

Congresso em Foco


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo