Independência

Independencia banner

 


O novo coronavírus consegue reativar um vírus ancestral presente no genoma humano. A reativação desse vírus leva a casos mais graves de covid-19 e até a mortalidade precoce pela doença. A descoberta foi feita por um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), publicado na última 6ª feira (21.mai.2021). 

A pesquisa está em fase de pré-print, ou seja, ainda não foi revisada por outros cientistas. Assim, seus resultados são parciais. Mas o estudo acompanhou 25 pacientes que desenvolveram um quadro grave da covid-19 entre março e dezembro do ano passado. As análises do material genético dessas pessoas encontrou maiores níveis retrovírus endógeno humano da família K (HERV-K) na área da traqueia.

O HERV-K é um retrovírus ancestral. Pequenos pedaços das informações genéticas dele estão no DNA humano. Esse vírus infectou humanos nas primeiras etapas evolutivas da raça humana. Com isso, o vírus estava inativo, ou seja, não apresentava sintomas ou reagia com o organismo humano em situações regulares.

Mas a covid-19, segundo o estudo, consegue reativar o HERV-K. Assim, as informações genéticas do vírus, que o corpo humano via como parte do organismo, são identificadas como agentes invasores. Essa identificação pode desencadear um maior número de processos inflamatórios, o que debilita o corpo humano.

O retrovírus foi encontrado em uma proporção de 50% maior em pacientes com casos graves da doença do que em pacientes com casos leves e 80% em comparação com não infectados. Aqueles que apresentaram maior níveis do HERV-K tiveram um índice de mortalidade de 50% em pacientes internados a menos de 28 dias.

Mas os pesquisadores ainda não sabem porque esse despertar do retrovírus acontece em algumas pessoas e outras não. Outras doenças em que o HERV-K já foi identificado são alguns tipos de câncer e a esclerose múltipla. Novas pesquisas são necessárias para entender as correlações e como o coronavírus interage com essa parte do genoma humano.

Poder 360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo