Independência

Independencia banner

Nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). Presidente da FNF, José Vanildo assume Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes.

  Prefeitura de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) voltou a renomear mais uma parte do secretariado que vai trabalhar diretamente com ele na próxima gestão no Município e também anunciou um novo nome entre as pastas.


As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (9).

Foram renomeados Cristina Diniz Barreto de Paiva na Secretaria de Educação (SME); Irapoã Nóbrega na Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur); Dácio Galvão na Secretaria de Cultura (Secut); Thiago Mesquita na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); e Heverton Freitas na Secretaria Municipal de Comunicação Social.

O novo nome anunciado foi o de José Vanildo Silva, que foi anunciado na Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe). José Vanildo é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) desde 2007 e renovou recentemente o mandato até 2026.

O Diário Oficial também traz a nomeação de dois secretários executivos de Natal (SEMN): Danielle Mafra e Tomaz Neto, que vão compor a comissão do gabinete do prefeito Álvaro Dias. Na sexta-feira (8), Carlson Correia Gomes foi renomeado na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semov).

Ao todo, 18 nomes - entre secretários, auxiliares diretos e de órgãos de administração indireta - foram anunciados até este sábado na reforma administrativa da prefeitura de Natal após as exonerações de todos os cargos comissionados no dia 5 de janeiro, no primeiro ato administrativo após a posse do dia 1º.

Desse total, apenas dois são os que não terminaram a última gestão: José Vanildo (Seharpe), que já havia sido secretário de Esporte e Lazer em 2017, na gestão de Carlos Eduardo (PDT), em que Álvaro Dias era vice; e Sheila Freitas, que já havia deixado a Secretaria Municipal de segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em abril para se candidatar como vereadora na eleição em Natal.

Algumas pastas como as de Administração, Secretaria Municipal de Governo e Procuradoria-Geral do Município tiveram os nomes dos titulares das pastas renomeados na mesma publicação das exonerações. Em uma edição extra do próprio dia 5 de janeiro, foram renomeados os secretários de Saúde, Planejamento e Tributação.


Reforma 

Álvaro Dias, prefeito de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O prefeito disse na terça-feira (5) que a reforma do secretariado deve durar até 15 dias. Segundo Álvaro Dias, o novo secretariado será "eminentemente técnico". "Não vou dizer aqui que nós vamos exorcizar, nem extirpar a política da nossa gestão. Mas o secretariado vai ser eminentemente técnico", disse.

"Para assumir novos cargos na nova gestão, temos de ter um secretariado e todos os cargos comissionados com o perfil eminentemente técnico, conhecimento sobre o assunto, a pasta e os cargos que vão ocupar. Esse será o requisito".

Ainda de acordo com o prefeito, a exoneração de todos os cargos aconteceu como uma estratégia para criar uma nova pasta: a Secretaria da Igualdade Racial. A ideia é encontrar formas de fundir alguns cargos e excluir outros para que a pasta seja incluída na nova gestão sem que haja um aumento nas despesas municipais.

Álvaro Dias era vice-prefeito de Carlos Eduardo (PDT) e assumiu a prefeitura em 2018, após o ex-prefeito deixar o cargo para se candidatar ao governo do estado, perdendo a disputa para a atual governadora, Fátima Bezerra (PT). O prefeito foi eleito para um novo mandato em novembro, em primeiro turno e tomou posse na última sexta-feira (1º).


Nomes de secretários e auxiliares diretos recontratados

Os novos nomes anunciados foram:

José Vanildo Silva - Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe)

Cristina Diniz Barreto de Paiva - Secretaria Municipal de Educação (SME)

Irapõa Nóbrega Azevedo de Oliveira - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)

Heverton Freitas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Dácio Galvão - Secretaria Municipal de Cultura (Secut)

Thiago Mesquita - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)


Além disso, já haviam sido anunciados:

Ludenilson Araújo Lopes, secretário de Tributação

Joanna de Oliveira Guerra, secretária de Planejamento

George Antunes, secretário de Saúde

Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo, secretária de Segurança e Defesa Social

Thiago Costa Marreiros, presidente do NatalPrev

Rodrigo Ferraz Quidute, controlador-geral do município

Adamires França, secretária de Administração,

Joham Alves Xavier, secretário municipal de Governo

Fernando Pinheiro de Sá e Benevides; procurador-geral do município,

Genildo Pereira da Costa, consultor do município

Esdras Alves de Queiroz, coordenador do gabinete.

Carlson Geraldo Correia Gomes - Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semov) 

*G1 RN

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo