Cacim

Print

 

O desembargador Kassio Nunes Marques entrou no páreo de cotados para ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com informações do colunista da CNN Igor Gadelha, o magistrado tornou-se um dos favoritos do presidente, que já manifestou a preferência a auxiliares.

Marques nasceu em Teresina, no Piauí, em 16 de maio de 1972. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí, especializou-se em Processo e Direito Tributário, pela Universidade Federal do Ceará, fez mestrado pela Universidade Autônoma de Lisboa e cursa doutorado na mesma instituição.

Como tem 48 anos de idade, se confirmada sua indicação para o STF, ele poderá passar 27 anos como ministro do Supremo — a data de aposentadoria compulsória hoje é de 75 anos. O desembargador é católico e de perfil conservador.

Na carreira de advogado, ocupou diversos cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí, e foi suplente do Conselho Federal da OAB.

Ainda no Conselho Federal, integrou a Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política. Em maio de 2008, tornou-se juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Marques assumiu o cargo de desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) em 12 de maio de 2011, no governo de DIlma Rousseff, após a aposentadoria do desembargador federal Carlos Fernando Mathias de Souza.

No TRF da 1ª Região ele integrou a 1ª Turma da 1ª Seção — composta de seis magistrados —, responsável, essencialmente, pelo julgamento de processos na área previdenciária.

CNN Brasil


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum