Independência

Independencia banner

 


A taxa de desemprego atingiu 13,8% no trimestre de maio a julho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual representa o maior patamar da série histórica, iniciada em 2012. 

De acordo com o instituto, houve crescimento de 1,2 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, de fevereiro a abril. Na época, a taxa estava em 12,6%.

Em população, o desemprego atinge 13,1 milhões. O número representa a quantidade de pessoas que estão à procura de postos de trabalho.

Além do desemprego recorde, a taxa de subutilização também foi a maior da história, iniciada em 2012. É considerado subutilizado quem está desempregado, trabalha menos do que poderia, não procurou emprego mesmo estando disponível para trabalhar ou quem procurou emprego, mas não estava disponível para o cargo.

O percentual alcançou 30,1%, depois de subir 4,5 ponto percentual em relação ao trimestre de fevereiro a abril. Em números absolutos, somam 32,9 milhões –4,2 milhões de pessoas a mais do que os 3 meses anteriores.

Também foi recorde a população desalentada, que também fazem parte dos subutilizados. São aqueles que desistiram de procurar emprego porque achavam que não conseguiriam –prática potencializada durante a pandemia de covid-19 e em meio as medidas de distanciamento social.

O número chegou a 5,8 milhões, com alta de 15,3% (mais de 771 mil pessoas) em relação ao trimestre de fevereiro a abril. O percentual de desalentados chegou a 5,7% –crescendo 1 ponto percentual frente ao trimestre anterior.

EMPREGOS CAEM

A população ocupada registrou queda de 8,1%, caindo para 82 milhões –o que representa uma redução de 7,2 milhões de pessoas em relação ao trimestre de fevereiro a abril.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (exclusive trabalhadores domésticos), caiu para 29,4 milhões, foi o menor da série. O recuo foi de menos 2,8 milhões de pessoas frente ao trimestre anterior.

O número de empregados sem carteira assinada no setor privado (8,7 milhões de pessoas) caiu 14,2% (menos 1,4 milhão de pessoas) em relação ao trimestre móvel anterior e 25,4% (menos 3,0 milhões) ante o mesmo trimestre de 2019.

A taxa de informalidade chegou a 37,4% da população ocupada (ou 30,7 milhões de trabalhadores informais). No trimestre anterior, a taxa foi 38,8%.

Poder 360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo