Banner 1

 

Neste sábado, 12, a partir das 18h, a Catedral de Santa Luzia fará uma live da realização de um Lucernário em homenagem aos profissionais da saúde que trabalham no combate à Covid-19. Na ocasião, acontecerá também o lançamento da Festa de Santa Luzia desde ano, que ocorre no mês de dezembro.

A live intitulada “Gratidão” será fechada ao público, com a presença de profissionais da saúde, e transmitida ao vivo pelo canal 10 da TCM HD, pelo Youtube e Facebook da Paróquia de Santa Luzia, Rádio Rural de Mossoró e redes sociais das paróquias e da Diocese de Mossoró. Durante a live, o andor de Santa Luzia será conduzido pela governadora Fátima Bezerra, pela prefeita Rosalba Ciarlini, pelo infectologista Fabiano Maximino e pela diretora administrativa da UPA do Belo Horizonte, enfermeira Ana Íris.

“Pensamos em realizar um agradecimento especial a essas pessoas tão importantes na luta contra essa pandemia e, ao mesmo tempo, anunciar alguns detalhes da festa de nossa padroeira tão aguardada pela comunidade”, afirma o Vigário-Geral da Diocese e Pároco de Santa Luzia, Padre Flávio Augusto.

O vigário informa ainda que a live contará com a participação de artistas locais, como Giannini Alencar, o médico Everaldo Rodrigues, a dupla Aline e Dayvid, Handerson Mota e André da Mata, que o ajudarão na realização do ato, no rito do Lucernário. O Lucernário simboliza a luz de Jesus que vence, sempre, as trevas do mal.

 “Ninguém vai perder nenhum detalhe, pois tudo será transmitido; é importante lembrar que estaremos seguindo as medidas de prevenção na Catedral”, reforça padre Flávio, que informou estar à disposição para mais informações sobre este evento, que celebrará um momento bastante importe para Mossoró.

A Festa de Santa Luzia é um evento religioso importantíssimo que apresenta grande fluxo de devotos e possui atrativo turístico no contexto local. Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com base na última edição da festa, apontou que os festejos têm grande potencial de crescimento e de se transformar numa atração para o turismo religioso, por ser um dos principais eventos do calendário religioso do estado.

A procissão de Santa Luzia é o momento mais aguardado da festa, quando milhares de pessoas vão às ruas por devoção à Santa. Na última edição da festa, em 2019, aproximadamente 100 mil pessoas estiveram presentes na procissão, muitos vestidos com os trajes de Santa Luzia, descalços, pagando promessas.

Jornal De Fato



Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem