Independência

Independencia banner

Após a triagem ocorrida na última segunda-feira (13), as cirurgias da Operação Sorriso em Mossoró têm início nesta quarta-feira (15) e prosseguem até este sábado no Hospital Wilson Rosado. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 94 pessoas de 41 cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba participaram da triagem no Centro Clínico Evangélico, mais conhecido como PAM do Bom Jardim.

O levantamento da coordenação da Operação Sorriso aponta que são 37 municípios potiguares, dois paraibanos e dois cearenses.

A organização do mutirão tem a expectativa de realizar 50 cirurgias corretoras de lábio leporino e fenda palatina. Esta é a quinta vez consecutiva que a Operação Sorriso é realizada na capital do Oeste. Nos últimos quatro anos, foi resgatado o sorriso de 220 crianças e adultos de Mossoró e outras cidades, sendo realizados 310 procedimentos cirúrgicos e 3.681 consultas de diversas especialidades.

A Operação Sorriso está presente em 60 países e já atuou em 12 estados brasileiros. Em Mossoró, 60 profissionais voluntários do Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Argentina, Suécia e 110 voluntários locais participam da Operação Sorriso Missão Mossoró, que mais uma vez também contou com a parceria da Marinha do Brasil.

“Quando o paciente faz a cirurgia e segue o tratamento, ele ganha uma perspectiva de vida normal. No ano passado, tivemos um paciente de 5 anos de idade que nunca tinha ido para a escola. Os pais tinham medo que ele apanhasse lá. Ele veio, fez a cirurgia e no dia que estava indo embora os pais estavam super felizes e falaram para gente que iam sair direto para escola fazer a matrícula do filho. Entende o que isso significa? Essa criança que não ia ter perspectiva de vida, agora vai ter uma vida normal de criança. Essa é a transformação que a gente está oferecendo”, afirmou, o diretor executivo da Operação Sorriso, Charles Rosenburst.

Uma cirurgia de lábio leporino e fenda palatina na rede privada custa em média R$ 10 mil, paras os indivíduos que participaram da triagem no PAM do Bom Jardim e vão fazer a cirurgia gratuitamente.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo