Independência

Independencia banner

 

Chegaram ao Brasil, às 4h45 desta quinta-feira (13), as primeiras vacinas contra covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. Remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo). O Ministério da Saúde seguirá o critério populacional para realizar a distribuição das doses por estado e Distrito Federal.

De acordo com o órgão de saúde, o Rio Grande do Norte tem o percentual de 1,67% da população brasileira. Pelo critério adotado, o RN recebe neste primeiro lote o quantitativo de 20 mil doses da vacina para o início da imunização desta faixa etária.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aponta que o Rio Grande Norte tem cerca de 350 mil crianças entre 5 e 11 anos aptas à vacinação contra a o novo coronavírus.

A previsão é que esse primeiro lote tenha 1,2 milhão de doses. Na última segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a antecipação das 600 mil doses, aumentando para 4,3 milhões o número de doses pediátricas a serem entregues ao Governo do Brasil no mês de janeiro.

Em fevereiro, a expectativa é que a Pfizer entregue mais 7,2 milhões de doses e em março mais 8,4 milhões de imunizantes. Vale lembrar também que o esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas.

O Ministério da Saúde ressalta que as vacinas passam por um rigoroso processo de qualidade para garantir a integridade dos imunizantes, feito em tempo recorde. Após todas as etapas, os lotes são enviados às unidades federativas de forma proporcional e equivalente, considerando a quantidade de crianças de cada ente federado.

APROVAÇÃO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no mês passado a indicação da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. Até o momento, o único imunizante aprovado pela Anvisa para aplicação nesse público é o da farmacêutica Pfizer.

No anúncio, a agência informou que a vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos.

A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Com informações do Jornal De Fato e Agência Brasil



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo