Independência

Independencia banner


Cuba já vacinou mais contra a covid-19 do que grande parte dos países ricos: 93% já tomaram ao menos uma dose. Só os Emirados Árabes Unidos (99%) e Portugal (94%) têm índices de vacinação melhores do que a ilha caribenha.

O êxito da campanha de vacinação em Cuba, que começou em maio de 2021, não foi uma surpresa para epidemiologistas. A prestigiada medicina geral e preventiva do país é referência global.

Enquanto a OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta para a falta de vacinas em nações mais pobres do continente africano –onde só 9,4% da população receberam pelo menos uma dose–, o pequeno país latino-americano investe desde março de 2020 no desenvolvimento de suas próprias vacinas.

Hoje, 3 imunizantes anticovid da farmacêutica estatal BioCubaFarma são aplicados no país.

A BioCubaFarma realizou um estudo que indica que duas doses da Soberana 02 e uma dose de reforço da Soberana Plus garantem 92,4% de eficácia contra a covid sintomática. Apenas as duas doses da Soberana 02 já oferecem eficácia de 71%, segundo a farmacêutica.

A pesquisa foi publicada em 1º de novembro de 2021, no Medrxiv –portal vinculado à Universidade de Yale, em que são divulgados artigos científicos sobre a área da saúde.

Em entrevista a jornalistas, em julho de 2021, Eduardo Martínez Díaz, presidente da BioCubaFarma, disse que a verificação da eficácia é resultado de “um processo rigoroso” de avaliação. Porém, o estudo é preliminar e ainda precisa ser validado pela comunidade científica internacional.

Poder 360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo