Independência

Independencia banner

 

Começa, oficialmente, nesta sexta-feira, 3 de dezembro, a Festa de Santa Luzia de 2021. Com uma proposta totalmente presencial, o evento estava sendo bastante aguardado pelos mossoroenses e por pessoas de cidades vizinhas, que vêm até a cidade para prestigiar os festejos.

A festa deste ano tem como tema “Igreja, Comunidade, Casa da Palavra e da Missão”, e chama os fiéis a compartilhar o amor de Deus em um momento tão difícil que ainda é vivido. A programação dos festejos da Virgem de Siracusa e padroeira de Mossoró seguem até o dia 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia, e deve movimentar não apenas as paróquias e capelas, mas também o comércio da cidade.

Isso ocorre porque os festejos de Santa Luzia se tornaram a principal festa religiosa de toda a região, atraindo milhares de pessoas que fomentam a economia da cidade. São ambulantes e comerciantes locais que montam suas barracas e vendem desde a água mineral, alimentos, adornos e artigos religiosos.

A abertura da festa de Santa Luzia ocorre às 19h, com a missa presidida pelo bispo auxiliar de Recife e Olinda, Dom Limacêdo Antônio da Silva, concelebrada pelo bispo Dom Mariano Manzana. Logo após Dom Mariano declarar a abertura dos festejos de Santa Luzia, ocorrerá o show de Padre Nunes, que frequentemente se apresenta nas festas da padroeira de Mossoró.

Toda a programação desta sexta-feira ocorrerá no adro da Catedral de Santa Luzia e pode ser acompanhada ao vivo pela TV Cabo Mossoró (Canal 10), TV Cidade Oeste, Rádio Rural (AM 990) e redes sociais da Paróquia de Santa Luzia.

Mesmo com a programação presencial, os cuidados com a covid-19 serão mantidos durante todos os dias de festejos. A solicitação do Vigário Geral e Pároco da Catedral, Padre Flávio Augusto Forte Melo, é de que os fiéis usem máscaras durante as missas e novenas, além das demais programações que estão previstas para ocorrer até o dia 13 de dezembro. Além disso, o local contará com um estande de vacinação contra doença, para que os participantes da festa possam tomar a 1ª ou 2ª dose da vacina contra o vírus.

"Pedimos que todas as pessoas que vão participar da festa mantenham o uso da máscara de proteção facial. Além disso, haverá o incentivo para as pessoas se vacinarem nos festejos da nossa padroeira, com estande de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde. Faremos uma bonita festa, do jeito que Santa Luzia, nossa padroeira, merece", disse o Vigário Geral.

O novenário de Santa Luzia começa no sábado, dia 4, e segue até o dia 12 de dezembro. Durante todos os dias de evento, os fiéis encontrarão a lojinha de Santa Luzia aberta. Nela, é possível comprar artigos religiosos que contam um pouco sobre a história de Santa Luzia. A lojinha funcionará até o dia 13 de dezembro, das 8h às 21h30.

Infelizmente, a pandemia inviabilizou, mais uma vez, a realização de um momento bastante especial e tradicional dos festejos, que é o Oratório de Santa Luzia. Assim como em 2020, neste ano, a programação também não incluirá a encenação da peça teatral que conta a história de vida e morte de Luzia, a Virgem de Siracusa, e sua devoção a Deus.

Primeiro fim de semana terá Leilão, Corrida e Cavalgada da Luz

O primeiro fim de semana da Festa de Santa Luzia 2021 será marcado por uma intensa programação, que contempla a segunda edição do Leilão da Luz, 14ª Corrida de Santa Luzia e 15ª Cavalgada da Luz. Os eventos acontecem no sábado, 4, e domingo, 5.

No sábado, das 11h às 18h, será realizado o II Leilão da Luz, no Restaurante Buscapé Budd, contando com a presença do “padre da rede” Gleiber Dantas, da Paróquia de Florânia. Os lances das prendas poderão ser feitos presencialmente ou por meio do whatsapp 84 99660-2603.

O leilão também será transmitido no canal da Paróquia de Santa Luzia no Youtube. Ainda no sábado, integrando os eventos esportivos da festa da padroeira da Diocese de Mossoró, acontece a primeira edição da Corrida Kids de Santa Luzia, com concentração em frente ao Colégio Diocesano, às 16h.

O evento deve reunir cerca de 50 crianças, com idades entre 5 e 13 anos. Os atletas mirins irão largar às 17h e percorrerão distâncias que variam de 50 a 150 metros.

No domingo, 5, será a vez da corrida tradicional, com aproximadamente 700 atletas inscritos, número que representa um recorde para o evento. Os competidores irão largar às 5h30, saindo da Catedral de Santa Luzia e percorrendo distâncias de 5 e 10 km.

A entrega dos kits dos atletas, tantos mirins quanto adultos, acontece nesta sexta-feira, 3, das 13h às 20h, e no sábado, 4, das 9h às 14h, no Oitava Rosado Mall, localizado na Avenida João da Escóssia, Nova Betânia.

A 15ª Cavalgada da Luz também acontece no domingo, com concentração às 7h, café da manhã às 7h30 e saída às 8h30 no Pesque e Pague dos Santos, bairro Pintos, reunindo cavaleiros e amazonas que passarão por capelas e igrejas da área pastoral da Sagrada Família. O encerramento contará com a animação do Forró Azunhado, Manoel Marinho Show e Lalauzinho de Lalau.

O objetivo da Cavalgada é agregar aos fiéis devotos, cavaleiros, amazonas, carroceiros e similares, atividades da Festa de Santa Luzia em um clima de comunhão, fé, devoção, respeito e companheirismo.

A imagem de Santa Luzia será conduzida em carroça com tração animal por bairros da zona leste de Mossoró (Rincão, Pintos, Conjunto Universitário, Conjunto Geraldo Melo, Vingt Rosado e adjacências). A movimentação é acompanhada de cavaleiros e amazonas em suas montarias, seguido de carros de som e veículos de apoio da equipe.

Veja a programação completa deste primeiro fim de semana:


Dia 3 – Abertura da Festa de Santa Luzia

19h - Missa e Cerimonial Oficial de Abertura da Festa de Santa Luzia 2021

Celebrantes: Dom Mariano Manzana, Bispo Diocesano de Mossoró

Dom Limacêdo Antônio da Silva, Bispo auxiliar de Olinda e Recife - PE

21h – Show com Padre Nunes

Local: Catedral de Santa Luzia

Dia 4 – 1º Dia de Novenário

Tema: “E a palavra se fez carne e habitou entre nós” Jo, 1,14

6h - Missa na Catedral de Santa Luzia

7h às 9h - Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

9h – Noveninha de Santa Luzia – Capela São Pedro, Jucuri – Paróquia de São João Batista

11h – II Leilão da Luz

Local: Restaurante Buscapé Budd

11h30 - Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Diogo Deveson de Souza e Silva

16h – I Corrida Kids

Local: Colégio Diocesano | Faculdade Católica do RN

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Dom Magnus Henrique Lopes – Bispo de Salgueiro - PE

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

Dia 5 – 2º Dia de Novenário

Tema: “O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” Lc 4, 18

5h30 – XIV Corrida da Luz

Saída: Catedral de Santa Luzia

6h - Missa na Catedral de Santa Luzia

7h - XV Cavalgada da Luz

Saída: Pesque e Pague dos Santos - Pintos

Chegada: Capela Nossa Senhora Aparecida - Rincão

9h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia Sagrada Família

9h - Missa na Catedral de Santa Luzia

11h - Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Professora Me. Zélia Cristina P. Nascimento

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Padre Antônio Carlos Dantas - Pe. Carlinhos

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

Jornal De Fato



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo