Banner 1

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou na terça-feira (16) que vai dar início à aplicação da segunda dose da vacina da Janssen no Rio Grande do Norte. O imunizante foi o único utilizado na campanha de vacinação do Brasil como dose única.

A segunda dose da vacina foi anunciada pelo Ministério da Saúde também nesta terça.

De acordo com a Sesap, a aplicação da segunda dose está autorizada a partir do próximo sábado (20) pelo Ministério da Saúde, já que as cargas destinadas a essa dose começam a ser enviadas pela pasta nacional na sexta (19).

A Sesap informou que depende das doses que serão enviadas e que elas devem ser aplicadas por escalonamento de idade. A pasta aguarda as doses para poder organizar o cronograma.

Com a autorização da pasta estadual, os municípios devem também organizar os calendários para a aplicação. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou que só vai divulgar o início da aplicação da segunda dose da Janssen quando receber as doses.

O intervalo para receber a D2 do imunizante é de dois meses - e não cinco como nas doses de reforço das demais vacinas.

A D2 aplicada nas pessoas que tomaram a primeira dose de Janssen também será do mesmo imunizante e não de outro como acontece, por exemplo, com as doses de reforço.

Dose de reforço para todos adultos

O Ministério da Saúde também anunciou que está autorizada a aplicação da dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos, que tomaram duas doses da vacina, após cinco meses.

Até então, a dose de reforço estava aprovada para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

G1/RN




Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem