Cacim

Print

Por: Maricelio Almeida


Dando sequência às capacitações dos profissionais que irão operacionalizar o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), professores da rede municipal de ensino participaram na tarde desta sexta-feira (19) de treinamento ministrado pela empresa SIG Software e Consultoria, responsável pela criação do sistema e vencedora da licitação para implantação da ferramenta na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró.

Além dos professores, já foram capacitadas as equipes gestoras das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) e os próprios membros da SME, como explica o gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da Secretaria, professor Hélio Oliveira.

“Fizemos um primeiro treinamento com a equipe da Secretaria, para entendermos os parâmetros do sistema, o segundo treinamento foi com as equipes gestoras, e as equipes cumpriram, dentro do prazo, o que estava previsto, que seria conhecer o Portal da Gestão, criar as turmas, gerenciar os horários, alocar os professores, entre outras funcionalidades”, afirmou, acrescentando:

“Agora tivemos nosso terceiro treinamento, finalizando essa etapa do processo de implantação do sistema. Nesta sexta (19), foi apresentado o Portal do Professor, além do aplicativo que será disponibilizado para download, onde o docente vai poder utilizar esse aplicativo até mesmo sem internet, depois sincronizar as informações na plataforma”, disse.

Concluída essa etapa, a Secretaria de Educação se prepara agora para já consolidar, ainda em 2021, os resultados do ano letivo em curso na nova plataforma. “Na sequência, vamos partir para um momento muito importante para a rede municipal que será a configuração, por exemplo, das matrículas on-line. Nos próximos dias, deverá ser publicada a portaria das matrículas para o ano letivo de 2022, informando como será esse processo on-line, quais os procedimentos que os pais devem adotar. Tudo será informatizado”, acrescenta Hélio Oliveira.

Ainda sobre o treinamento voltado para os professores, o gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia enfatiza os benefícios do SIGEduc para o dia a dia do docente. “Um desses benefícios é, sem dúvida, o professor ter acesso ao seu diário de classe ao alcance de um clique e de ter os seus registros sempre disponíveis assim que ele precisar, porque o diário de classe deixa de ser um documento impresso que o professor precisa carregar na sua bolsa, e estará no celular, no computador”, pontuou.

A secretária municipal de Educação, professor Hubeônia Alencar, destaca o avanço na implantação do sistema que representa uma verdadeira revolução na rede de ensino. “Na medida que vamos fazendo a implantação do sistema vamos avançando também nas capacitações, e sim, o SIGEduc já é uma realidade. Nós já fizemos capacitações com a equipe da SME, com os gestores das escolas, estamos fazendo com professores, e estamos avançando para que muito em breve já possamos anunciar as matrículas que acontecerão 100% on-line”, relatou, para complementar:

“O SIGEduc é um sistema muito importante, que já está trazendo benefícios para a rede. O sistema beneficia tanto o professor, no sentido de que, por exemplo, já não vai mais precisar fazer diários escritos, vai poder acessar os serviços pelo Portal do Professor, quanto o aluno, que terá acesso a sua vida estudantil, notas, todos os seus registros, diretamente pelo Portal do Aluno. E ainda contempla os pais que também poderão acompanhar a vida estudantil dos seus filhos no seu portal. Dentre tantos benefícios, o mais impactante para a sociedade de um modo geral é o processo de matrículas on-line”, finalizou.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum