Cacim

Print

 

Um marco do audiovisual mossoroense, o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (Facim) promove a sétima arte e valoriza as produções audiovisuais de profissionais da terra, além de promover novos talentos. A maratona de exibições, debates, exposições e oficinas já iniciou ao longo deste mês. Nos dias 20 e 21 de novembro, o Facim terá uma programação gratuita com exibição de filmes, na Praça dos Patins Sadraque Tavares. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Mossoró.

Plínio Sá, idealizador do Facim, destacou a primeira edição do festival que faz um resgate da história do cinema em Mossoró. O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró surgiu do anseio do ator, diretor e produtor em democratizar o acesso e a produção audiovisual.

“É um festival todo trabalhado em cima do resgate histórico do cinema mossoroense, das casas de cinema locais, tanto que todas as categorias da nossa mostra são nomes de cinemas antigos aqui de Mossoró e vai acontecer na praça pública aberta ao público totalmente gratuito”, ressaltou Plínio Sá.

A programação será aberta ao público a partir das 17h30 e segue até as 22h nos dias 20 e 21 com intervenção artística, exibição de filmes, roda de bate-papo sobre assuntos relacionados ao cinema com produtores e produtoras de audiovisual de Mossoró. Ainda serão realizadas rodas de conversa com profissionais de audiovisuais da cidade, abrindo as noites do Festival. Evelyn Freitas, Wigna Ribeiro, Lígia Kiss, Madson Ney, Esdras Marchezan estarão presentes nos bate-papos.

O Facim tem seis categorias de seleção de filmes, sendo que todas foram nomeadas em homenagem aos cinemas antigos da cidade: Cine Cid (categoria competitiva para filmes de ficção); Cine Imperial (categoria competitiva para a produção de documentários); Cine Rivoli (competitiva para videoclipes); Cine Pax (não-competitiva livre); Cine Caiçara (competitiva livre); e o Cine Centenário (categoria destinada à produção mossoroense).

“É importante que tenha esse movimento aqui na cidade de Mossoró para que se valorize e que se fortaleça o movimento do audiovisual. Estamos valorizando ao máximo os profissionais de Mossoró. O Facim promoveu prévias nos bairros periféricos para descentralizar, levando o cinema às comunidades. Recebemos mais de 500 inscrições de Mossoró e do restante do Brasil”, afirmou o idealizador do projeto.

Além das prévias, nas últimas semanas o Facim realizou oficinas gratuitas voltadas à produção audiovisual. Dentre elas, “Roteiro Audiovisual”, com o jornalista Danilo Queiroz; “Produção de Filmes com Celular”, com o videomaker Fernando Nícolas; “Produção de Documentário”, com a documentarista Elli Cafrê; “A Força de uma Grande História – traço, narrativa e personagem no documentário”, com o jornalista e professor Esdras Marchezan. Todas as oficinas na sede da Companhia Pão Doce, parceira do festival.

“O público e também os outros artistas estão chegando junto, estão colaborando. Está sendo muito interativo, sendo muito bacana ver essa troca, esse intercâmbio com todo mundo. A gente tem parceria com outros artistas colegas nossos também chegando junto, cedendo uma sede de trabalho deles pra gente poder fazer as oficinas. Outro pessoal se disponibilizando em fazer toda a captação audiovisual do evento. Isso está sendo muito bacana e a população, tanto produtores e produtoras audiovisuais, quanto sociedade civil está chegando junto. A partir disso a gente está conseguindo ver novos talentos. O mais legal é que são pessoas que muitas vezes não são da área do cinema e estão participando. Aumenta essa pluralidade de possibilidades, de produtores audiovisuais em Mossoró, que é uma cidade tão forte na cultura”, enfatizou a jornalista Luiza Gurgel, coordenadora do Facim.

Acompanhe a programação do Facim pelo site https://doity.com.br/facim e pela rede social do Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (@facimossoro).

Festival Alternativo de Cinema de Mossoró

Dias 20 e 21 de novembro, a partir das 17h30

Local: Praça dos Patins Sadraque Tavares


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum