Banner 1

Para chegar ao local da prova com antecedência e não ser um dos atrasados, é preciso conferir estas dicas.


Portões do Enem são fechados às 13h. — Foto: Pedro Alves/ G1


Neste domingo (21) será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e para que não haja nenhum engano quanto aos horários, o g1 preparou uma lista que pode ajudar estudantes de todo o país.

Considerando que a prova é aplicada simultaneamente para todos os candidatos seguindo o horário de Brasília e que alguns estados brasileiros possuem fusos horários diferentes (veja mais abaixo), é preciso estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões.


Principais horários do Enem 2021


21 de novembro - 1º dia

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Saída sem caderno de questões: 15h30

Saída com caderno de questões: 18h30

Término das provas 1º dia: 19h

28 de novembro - 2º dia


Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Saída sem caderno de questões: 15h30

Saída com caderno de questões: 18h

Término das provas 1º dia: 18h30




Fusos horários diferentes

Em estados como Amazonas e Mato Grosso, cujo horário local tem 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília, a prova também será aplicada uma hora antes. Assim, o exame vai começar às 12h30 no horário local. No Acre, estado com duas horas a menos, a prova será aplicada às 11h30 no horário local.

É importante que o candidato confira também o fuso da cidade que habita e, se for fazer a prova em outro município, também confira o horário municipal, porque em alguns casos, pode haver uma diferença de horário entre as cidades, o que pode prejudicar a participação do aluno se não for verificado com antecedência.


Não se atrase

Conhecer essa informação e importante para cumprir outro ponto fundamental do exame, que é se apresentar no local de aplicação antes das 13h, horário em que os portões são fechados. Apesar da prova só começar às 13h30, não é possível ter acesso ao local de prova depois das 13h, então fique ligado!

Além disso, como não há horário de verão no país desde 2019, o horário de aplicação vai ser diferente se comparado com anos anteriores. Portanto, é imprescindível estar ciente dos horários da prova.  


*G1

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem