Cacim

Print

 

O Brasil chegou a 75,2% da população vacinada com ao menos uma dose ou dose única contra a covid-19. Este número refere-se a 160,4 milhões de pessoas que receberam o imunizante até o domingo (7.nov).

A 2ª dose da vacina ou dose única foi aplicada em 119,7 milhões de pessoas, o que equivale a 56,1% dos brasileiros. A dose de reforço foi aplicada em 10,1 milhões de habitantes, que significa 4,8% da população. Ao todo, 285.931.936 de doses foram administradas no país.

Para o 1º ciclo vacinal completo, as vacinas administradas no Brasil com duas doses são a CoronaVac, o imunizante da AstraZeneca e o da Pfizer. Também está em uso a vacina da Janssen, que requer só uma dose.

A dose de reforço é aplicada preferencialmente com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina usada no 1º ciclo de imunização.

São Paulo é o Estado com o ritmo mais avançado de vacinação: 80,8% da população foi vacinada com a 1ª dose. Roraima tem o ritmo mais lento (54,1%).

São Paulo também é o Estado com a maior proporção da população totalmente vacinada (69,5%). Amapá tem o menor percentual de totalmente vacinados (31,8%).

Eis os números de vacinados por Estado:


OS DADOS

Os dados são da plataforma coronavirusbra1, mantida por Carlos Achy, Leonardo Medeiros, Wesley Cota e voluntários, que compilam os números de vacinação divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde.

O Ministério da Saúde também dispõe de uma plataforma que divulga dados sobre a vacinação: o Localiza SUS. Contudo, os números demoram mais para ser atualizados.

A plataforma do ministério depende de Estados e municípios preencherem os dados –de acordo com os critérios do governo federal– e enviarem à pasta. Quando uma dose é aplicada, as cidades e os Estados têm 48h para informar ao ministério. Mas nem sempre esse prazo é seguido.

O dado publicado pelo Poder360 é maior que o do Localiza SUS porque os desenvolvedores da plataforma coronavirusbra1 compilam os números de cada uma das secretárias estaduais. As informações divulgadas diretamente por essas são mais atualizadas.

Poder 360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum