Banner 1

 


O governo do Reino Unido disse, na 3ª feira (19.out.2021), que “acompanha muito de perto” a proliferação de uma nova variante do coronavírus. Segundo autoridades de saúde do país, a cepa é “descendente” da variante delta e pode ser ainda mais contagiosa.

A subvariante, batizada de AY.4.2, é cada vez mais frequente no Reino Unido, sendo responsável por 10% dos casos de covid-19 atualmente.

A variante delta é cerca de 50% mais contagiosa do que a cepa original do vírus. Além disso, pessoas infectadas com ela têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas do que as que pegaram a variante alfa, revelou estudo.

Já a subvariante delta AY.4.2 pode ser entre 10% e 15% mais contagiosa do que a delta, disseram especialistas em entrevista ao jornal Financial Times.

Um porta-voz do governo, no entanto, informou que “não há razão para acreditar que [a subvariante] esteja se espalhando com mais facilidade“, mas avisou: “Estamos rastreando esta nova variante de muito perto e não hesitaremos em agir se necessário“.

O Reino Unido enfrenta uma nova onda de casos. Na 4ª feira (19.out), o país registrou uma média de 44.442 novos casos diários, de acordo com dados do site Our World in Data. O número de infecções vem crescendo nas últimas duas semanas e a taxa de incidência no país é maior que no resto da Europa.

Cientistas atribuem o aumento dos casos da doença à baixa adesão da vacinação por adolescentes e pessoas jovens; à redução da imunidade dos idosos, que foram vacinados no fim do ano passado ou começo deste ano; e ao fim das medidas de restrições para contenção do vírus, como o uso de máscaras em locais fechados.

Segundo o diretor do Instituto de Genética da University College London, François Balloux, o surgimento da subvariante não justifica o aumento de casos.

Até o momento, fora do Reino Unido, foram detectados poucos casos da AY4.2. Só os Estados Unidos e a Dinamarca têm registros da variante.

A eficácia da vacina ainda está em estudo.

Poder 360



Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem