Independência

Independencia banner


A Paróquia de Santa Luzia de Mossoró celebra nesta quarta-feira, dia 27, 179 anos de muita fé, devoção e evangelização. A primeira atividade para comemorar está data tão importante será uma “Manhã de Luz” a partir das 5h da manhã no Parque Ecológico Professor Mauricio de Oliveira, mais conhecido como Parque Municipal, centro da cidade.

Será um momento de oração, espiritualidade e uma oportunidade também para as equipes que estão nos bastidores da edição 2021 da Festa de Santa Luzia se confraternizarem, em um café partilhado, e tomarem conhecimento de alguns detalhes da festa, como a solicitação do esquema vacinal completo contra Covid-19 para todos os voluntários. 

Edição 2021

O tema a ser refletido durante os treze dias da Festa de Santa Luzia, de 3 a 13, já foi lançado: “Igreja, Comunidade Casa da Palavra e da Missão”, tendo a palavra de Deus como centro. Para isso, a Paróquia firmou uma parceria com a editora Paulus e foi produzida uma edição especial da Bíblia Sagrada com fotos de Santa Luzia na capa, a história da Paróquia e vários momentos da festa num encarte interno da edição, que pode ser adquirida na secretaria da Catedral.

Com o avanço da vacinação contra a Covid e o consequente arrefecimento da pandemia, algumas atividades importantes da festa foram retomadas, como a peregrinação da imagem de Santa Luzia e relíquia pela cidade durante a semana e no final de semana pelo interior do estado. Esse ano, pela primeira vez, Santa Luzia irá visitar Caicó, região do Seridó, que tem uma devoção muito grande a Sant’Ana. Será um momento marcante devido à devoção a essas duas santas: Luzia e Sant’Ana. Isso acontecerá no dia 13 de novembro e de lá a imagem ainda visitará os municípios de Acari, Jucurutu e Florânia, com Pe Gleiber Dantas, o “padre da rede”, que este ano estará mais uma vez à frente do Leilão de Santa Luzia.

Dentro das atividades da festa, continuam abertas as inscrições para Corrida de Santa Luzia 2021, que esse ano tem como novidade a Corrida Kids, com crianças de 5 a 13 anos podendo participar, sendo que as inscrições se encerram no dia 5 de novembro pelo site www.Tesportes.com.br. A parte esportiva deste ano, que acontecerá de 5 de novembro a 5 de dezembro, está bem movimentada com várias modalidades, inclusive novas, como natação, handebol, basquete, futvôlei de areia, entre outras, para que os fiéis possam participar de alguma forma da festa.

A programação da festa também contempla a tradicional Lojinha de Santa Luzia, que será aberta no dia 7 de novembro, ao lado da Catedral. Este ano, a lojinha traz novidades, com uma edição especial de peças produzidas pelo ateliê mossoroense “Divina Criação”. Outra novidade será uma corrente com um pingente da nossa Santa Luzia. Segundo o pároco da Catedral, Pe Flávio Augusto Forte Melo, toda a programação foi pensada nos mínimos detalhes, inclusive, percurso da cavalgada, caminhoneiros da luz,  pedalada, motorromaria, revoada da luz e a própria procissão de Santa Luzia.

“Juntamente com a comissão da festa pensamos em tudo com os seus devidos percursos. A Festa está linda e pronta para que todos possam vivenciar e celebrar o amor a Deus. Agora, claro, para que toda a programação aconteça precisamos estar em sintonia com as autoridades sanitárias, mas antecipo que tudo foi pensado e o momento é de deixar organizado e com muita fé em Deus que possam se realizar nos treze dias de festa”, adiantou Pe Flávio Augusto, que é coordenador da festa e aproveita para pedir que todos possam rezar para que a festa aconteça da melhor maneira possível e se cuidar, tomando todas as doses da vacina contra a Covid.

História

A Catedral de Santa Luzia foi construída em 1772 pelo Sargento-Mor Antônio de Souza Machado e sua esposa, dona Rosa Fernandes, na Fazenda Santa Luzia. Em 27 de outubro de 1842, com a instalação da Paróquia de Santa Luzia, a capela foi elevada à categoria de igreja-matriz e, em 1934, passou a ser a Catedral Diocesana com a criação da Diocese de Mossoró.

A Paróquia de Santa Luzia possui sete templos de visitação pública: Catedral Diocesana, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Capela São Vicente, Capela de Santa Teresinha, Capela da Ilha de Santa Luzia e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Fonte: Diocese de Mossoró



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo