Independência

Independencia banner

 

É celebrado neste domingo (31) o Dia Mundial da Poupança. A data foi instituída no ano de 1924 para ressaltar a importância do hábito de poupar e investir e é especialmente relevante no Brasil, país em que 40% da população possui algum investimento. No Rio Grande do Norte, 55,9% da população possui dinheiro investido - e esse número vem crescendo ano a ano.

Os dados são da pesquisa “Raio X do Investidor 2021”, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

“A saúde financeira dos nossos associados é algo que faz parte da nossa essência, por isso, sempre temos ações voltadas para a o uso consciente do dinheiro, bem como sobre a importância de se investir no futuro. A poupança é a aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros. Atualmente, as cooperativas Sicredi, distribuídas nos 9 Estados do Nordeste, assim como no Pará, no Norte do país, estão promovendo um movimento regional de Poupança para estimular o hábito de poupar”, destaca Wilson Ribeiro de Moraes Filho, presidente do Conselho de Administração da Central Sicredi NNE.

Desde o início da campanha, na segunda quinzena de agosto, até o final de setembro, foram abertas cerca de 1500 novas contas no Sicredi e um incremento no saldo de poupança no valor de R$ 6,1 milhões, o que simboliza a conscientização da população sobre a importância de poupar. Ao total, o 

Sicredi movimenta aproximadamente R$ 120 milhões em poupança entre suas cooperativas presentes nas regiões N/NE.

A caderneta de poupança, apesar de ter um dos rendimentos mais baixos entre as opções disponíveis, ainda é a escolha preferida dos investidores do RN: Cerca de 39% dos investidores escolhem a poupança como principal reserva financeira.

A relevância da poupança no Brasil remonta à época do Império: criada em 1861, por meio de decreto assinado por Dom Pedro II, ao longo dos anos a modalidade se popularizou por sua segurança e praticidade, com vantagens como a possibilidade de saque imediato e a isenção de impostos.

Apesar da popularidade da poupança, outras modalidades de investimento ganharam maior participação na rotina dos investidores nos últimos anos, como ações, títulos privados e fundos. De acordo com Wilson Moraes, a modalidade de investimento escolhida vai depender do perfil do investidor e dos objetivos do investimento.

“Temos o Fundo de Investimentos, Renda Fixa e Poupança. Este último, é o jeito mais tradicional de guardar dinheiro com baixo risco, segurança e retirada quando quiser. É o produto mais indicado para quem está começando a poupar e é um investimento acessível, de baixos valores de aplicação e movimentação, com rentabilidade garantida e de baixíssimo risco”, afirma Wilson Moraes.

O Sicredi oferece diferentes tipos de investimento, que abrangem desde perfis mais conservadores a investidores mais arrojados, que buscam resultados rápidos e um retorno mais expressivo. “Temos opções para associados e não associados que desejam ter uma reserva financeira com a disponibilidade imediata, caso tenha alguma emergência. Aplicar na poupança do Sicredi significa que quem poupa também ajuda no desenvolvimento da região. Além disso, nossos associados ainda podem ganhar uma rentabilidade extra com a distribuição de resultados da cooperativa”, comenta Wilson Moraes.

É possível poupar mesmo com menos dinheiro sobrando, diz especialista

Com a pandemia e a instabilidade econômica, guardar um dinheiro no final do mês ficou um pouco mais difícil: segundo o Raio X do Investidor 2021, 64% dos brasileiros não conseguiram economizar durante a pandemia. Segundo Wilson Moraes, algumas dicas podem ser seguidas para que o dinheiro possa render mesmo com o aumento dos preços e o desemprego em alta.

A primeira providência é realizar um planejamento financeiro para saber quanto é a renda mensal e quais despesas são indispensáveis. A partir disso, o investidor pode eliminar gastos desnecessários, reduzindo ou cortando despesas que não são essenciais, assim como ficar atento a gastos pequenos que acabam pesando no fim do mês.

Com um planejamento adequado e um controle dos gastos, é possível investir mensalmente, independente da quantia. O mais importante é estimular o hábito de poupar. A contratação da Poupança Sicredi pode ser feita na agência, Internet Banking e Aplicativo. Por ser regulamentada pelo Banco Central, acompanha a taxa Selic e a variação da taxa referencial, a liquidez é diária, e para pessoa física é isenta de Imposto de Renda e IOF. 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo